Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que é tão difícil perder peso na quarentena?

Fisiologista do exercício explica que a conta de gastar mais calorias do que se ingere não fecha no confinamento

Bem Estar|Do R7

Sem academia, cuide da dieta
Sem academia, cuide da dieta Sem academia, cuide da dieta

Se você não é um desses privilegiados que têm uma academia profissional dentro de casa, tipo a de Neymar, prepare-se para ganhar peso durante a quarentena. A fisiologista do exercício Bianca Viela, da Unifesp, explica que para eliminar 1kg de gordura é preciso queimar 7 mil calorias, o que equivale a 20 horas caminhando em ritmo acelerado ou 10 horas correndo a cerca de 10 km/ por hora. "Dentro de casa, essa conta não fecha", alerta a profissional.

Mesmo que o corpo naturalmente já gaste energia durante o repouso, esse gasto serve para manter funções que são vitais para o funcionamento de todo organismo de modo geral.

"Até dormindo, há um consumo de calorias pelo metabolismo normal do corpo, chamado de gasto energético basal necessário para manter o coração batendo, regular a temperatura corporal, manter os pulmões funcionando, etc., tudo isso demanda energia e esse gasto é chamado de taxa metabólica basal (TMB)”, explica a especialista.

Xô, preguiça! Especialista dá dicas para treinar na quarentena

Publicidade

Para perder peso ou ao menos não engordar, o gasto total de calorias ao longo do dia precisa ser calculado pela soma da TMB mais a perda calórica com as atividades físicas do dia a dia - seja sair de casa para trabalhar, subir as escadas, andar pelo escritório, pelas ruas, ... todas que, nessa época de quarentena, foram muito reduzidas.

"Uma mulher de 1.60m de altura queima por volta 1.300 calorias diárias com essas atividades de rotina, já um homem de 1.70m queima 1.700 calorias e um dia. Por isso, se forem sedentários, as pequenas atividades do dia a dia elevam esta queima para aproximadamente 2.000/ 2.200 kcal por dia", explica.

Publicidade
Treinos em casa mantêm o peso
Treinos em casa mantêm o peso Treinos em casa mantêm o peso

Bianca alera que com um baixo nível de atividade física consumindo as mesmas 2.000/ 2.200 kcal ao dia, apenas é possível manter peso estável ao longo da quarentena. "Se consumir mais do que 2000 calorias diárias, já estará engordando”, avisa.

Como a única alternativa para muita gente tem sido os treinos online para fazer em casa, Bianca lembra que os que possuem duração de 30 minutos eliminam, em média, 200 calorias. Por isso que uma boa opção para não perder o controle da balança nesta fase de isolamento é restringir a dieta.

“O ganho de peso está diretamente associado à diferença entre a ingestão e o gasto de calorias ao longo dos dias. Emagrecer ou engordar é resultado de uma simples matemática, que precisa ser controlada mesmo com a ansiedade aumentada e a geladeira a disposição por 24 horas ao dia”, recomenda Bianca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.