Você Super Bem Cinco esportes para começar o ano com a corda toda

Cinco esportes para começar o ano com a corda toda

Yoga, corrida e bicicleta são algumas das atividades físicas que vão te ajudar a manter a forma e o bem-estar em 2021. Animado para começar?

  • Você Super Bem | Do R7 Conteúdo e Marca

Exercícios são uma maneira de cuidar da saúde do corpo e da mente

Exercícios são uma maneira de cuidar da saúde do corpo e da mente

Divulgação

Muitos brasileiros e brasileiras tiveram que se adaptar a uma nova realidade que se desenhou ao longo do ano de 2020, em muitos aspectos. Um deles, sem dúvida, está relacionado à saúde e aos cuidados com o corpo e mente.

O que se viu foram dois grupos de pessoas ao longo do isolamento social. Aquelas que já estavam habituadas a praticar esportes em sua rotina precisaram adaptar o seu treino à nova realidade. Mas também temos o grupo de pessoas que não tinham o hábito de se exercitar e que, em virtude de passar mais tempo em casa, conseguiu colocar a atividade física em sua rotina, seja para melhorar a saúde ou diminuir o estresse.

Independentemente de qual grupo você esteja, a prática de atividades físicas é imprescindível para se ter uma saúde completa e em dia. Por isso, preparamos para você uma lista com alguns esportes ao ar livre ou em casa que você pode praticar, evitando assim o contato com outras pessoas sem deixar de lado uma rotina saudável.

Para começar 2021 cheio de energia, aproveite o cupom de desconto Nike para turbinar o seu desempenho no seu caminho rumo à qualidade de vida.

Corrida: No caminho certo para a sua saúde
Um dos principais esportes praticados tem como vantagem a praticidade para começar a praticá-lo, mas atenção: toda prática de atividade física regular exige uma avaliação médica antes de ser iniciada. Mesmo que a corrida só demande um bom par de tênis que absorva o impacto, é fundamental o acompanhamento de um profissional especializado, já que um bom condicionamento físico é primordial.

Corrida: melhora a pressão arterial

Corrida: melhora a pressão arterial

Divulgação

Tendo a validação profissional de um médico e de um educador físico, é hora de aproveitar os benefícios que a corrida causa no seu corpo e também na sua mente. Melhora a pressão arterial e, consequentemente, reduz o risco de infarto, melhora dos índices glicêmicos, dos níveis de colesterol, aumenta a massa muscular e diminui o peso corporal.

Além disso, a corrida libera hormônios que dão sensação de prazer, e permite que você tenha um tempo dedicado para você, no qual pode se concentrar no que mais importa: o seu bem-estar. Uma pessoa de aproximadamente 70 kg pode queimar até 280 calorias numa corrida de 30 minutos a 8 km/h.

Bicicleta: um exercício leve e gostoso
Considerada o principal meio de transporte do mundo, a bicicleta teve sua origem há mais de 2 mil anos na China, mas somente em 1817, o alemão Karl von Drais concebeu aquilo que seria conhecido como a bicicleta moderna e que utilizamos até os dias de hoje. Porém, foi no final do século XIX que a bicicleta foi usada pela primeira vez como prática desportiva na Inglaterra.

Aliança entre atividade física e lazer

Aliança entre atividade física e lazer

Divulgação

Uma das principais vantagens dessa atividade física é a oportunidade que ela nos traz de aliar não só a realização de um exercício como também pode ser um momento de lazer. Andar de bicicleta ajuda a queimar calorias, a melhorar a circulação sanguínea e a evitar problemas cardiovasculares.

Mas além disso, essa atividade melhora a nossa coordenação motora e é um excelente aliado para combater a ansiedade e o estresse. E como se não bastassem tantos benefícios, a prática é considerada de baixo impacto e é capaz de queimar até 400 calorias em uma hora de pedaladas.

Yoga: uma atividade milenar para a perda de peso
Uma das principais da yoga é a possibilidade de praticá-la dentro de casa, sem necessitar de um espaço muito grande para isso. Essa modalidade de atividade trabalha não só a parte física do praticante, como também melhora o equilíbrio e as atividades cerebrais.

Os praticantes desse exercício milenar também alegam que a atividade melhora a capacidade de concentração e a qualidade da respiração. E se você pensa que fazer yoga não queima calorias, está enganado. Uma hora se exercitando é capaz de secar até 175 calorias.

Divulgação

A yoga é uma prática desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos e está comprovado que é uma das atividades mais completas, pois trabalha não só com a parte do condicionamento físico, mas também a coordenação motora e a capacidade de concentração, alívio do estresse e da ansiedade.

Tênis: a escolha certa para praticar a dois
Uma das poucas atividades físicas que pode ser realizada por mais de uma pessoa em um momento de isolamento social é a prática do tênis. Isso porque os praticantes desse esporte não têm nenhum contato entre si, já que faz parte do jogo manter distância do adversário.

Se você sempre se interessou pelo tênis e precisava de um empurrãozinho para começar a praticá-lo, ou se já é um tenista amador, aproveite o momento para realizar esta atividade física e manter a saúde em dia. Sem contar que o tênis é uma atividade de alto gasto calórico, queimando cerca de 210 calorias em uma partida de meia hora.

Mas atenção: a prática do tênis precisa de um acompanhamento médico, já que é considerada uma atividade de alta intensidade e alto impacto nas articulações. E lembre-se de se manter sempre hidratado, pois o tênis é uma atividade aeróbica que exige muito do seu corpo.

Treino funcional: quando menos é mais
A importância da atividade física está mais que comprovada cientificamente para a nossa saúde e nosso bem-estar. Um jeito de se conseguir isso é por meio do treino funcional.

Treino funcional exige mais atenção na execução dos movimentos

Treino funcional exige mais atenção na execução dos movimentos

Divulgação

Diferentemente dos exercícios que podem ser feitos nos aparelhos de academia que trabalham um músculo de cada vez, por exemplo, o treino funcional é uma prática que exige apenas alguns acessórios, mas que possui um nível mais elaborado na dificuldade da execução dos movimentos.

Os exercícios desenvolvem aspectos como a força muscular, o equilíbrio, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e a flexibilidade. Um adulto que pratica o treino funcional pode gastar cerca de 800 calorias em cerca de um hora, em média. Profissionais e especialistas no assunto, no entanto, não recomendam o treino funcional para pessoas previamente sedentárias.

Esperamos que você aproveite as dicas, informações e o cupom Nike para transformar sua rotina de cuidados com o corpo e com a mente e, claro, a sua vida.

Últimas