Um aquecedor para chamar de seu em dias frios

Seja a gás, elétrico, de cerâmica ou halógeno, veja o modelo ideal para a sua casa e o seu frio

Nos dias frios, um aquecedor para chamar de seu faz toda a diferença

Nos dias frios, um aquecedor para chamar de seu faz toda a diferença

Divulgação

Nesses dias mais frios, às vezes, colocar meias nos pés e vestir um agasalho não é o suficiente. O frio parece resistir a qualquer tipo de manta ou coberta. Nesses casos, você pode contar com um aquecedor elétrico ou a gás e deixar o seu lar mais quentinho durante o inverno. Uma boa pedida para aqueles momentos em que você quer relaxar e assistir um filme, não é?

No entanto, existem vários modelos de aquecedor de ambiente disponíveis no mercado com funções e finalidades diferentes. É importante se atentar às características do produto para entender qual será o mais adequado para a sua necessidade de uso. Confira dicas e informações importantes para acertar na compra do seu aquecedor e, ao final da leitura, aproveite os benefícios do cupom Americanas para se aquecer quando os termômetros baixarem.

Qual o melhor aquecedor de ambiente?
Responder essa pergunta pode ser simples, mas é preciso tomar cuidado com alguns detalhes. Como dito anteriormente, existe uma série de fatores e características que diferenciam os aquecedores domésticos. Ele pode ser elétrico, halógeno, de cerâmica, a gás ou um climatizador.

Há também características específicas de cada produto, como potência, tamanho, marca e modelo. Tudo isso pode interferir na intensidade de aquecimento gerado para o seu ambiente, levando também em consideração os fatores externos. Então, vamos ver agora as vantagens e desvantagens de cada tipo de aquecedor.

Aquecedor elétrico
Os modelos elétricos, geralmente, possuem o melhor custo-benefício e são os mais baratos do mercado. Também conhecido como irradiador, o aquecedor elétrico possui um funcionamento muito similar ao funcionamento de um chuveiro elétrico, ou seja, o que aquece o ar é a resistência que está inserida no equipamento. É preciso utilizá-lo em ambientes com portas e janelas fechadas para que o seu desempenho seja mais eficaz.

A vantagem do aquecedor elétrico é que existem diversos modelos disponíveis no mercado, e é possível encontrar desde uma lareira elétrica até um  aquecedor portátil, para que você possa usá-lo no ambiente onde estiver no momento. Por outro lado, a desvantagens desse tipo de aquecedor é o consumo de energia elétrica, que pode ser considerável dependendo do tempo em que o aparelho permanecer ligado.

Aquecedor de cerâmica
Os aquecedores de cerâmica costumam aquecer o ambiente de maneira mais rápida e uniforme. A grande vantagem desse tipo em relação ao elétrico é que, ao atingir o pico máximo de potência e calor, o aparelho é desligado automaticamente, cortando assim o consumo de energia desnecessário.

Outro ponto positivo é o fato desse modelo conseguir manter o ambiente quente mesmo desligado. Uma desvantagem desse tipo de aquecedor é que ele não pode ficar ligado na potência máxima por muito tempo, segundo as especificações dos fabricantes.

Aquecedor halógeno
Diferentemente do aquecedor que funciona por meio de uma resistência, o aquecedor que usa o sistema halógeno aquece os objetos por meio da radiação, assim como funcionam os raios de sol ou a lareira. Por isso ele deve ser usado não para aquecer ambientes (nesses casos o mais indicado é com sistema de resistência), mas sim para aquecer pontos específicos.

Essa então, é a grande vantagem desse tipo de aquecedor: esquentar pontos específicos sem gastar muita energia. Por outro lado, o aquecedor halógeno funciona bem com o calor direcionado, mas não para aquecer ambientes.

Aquecedor a óleo
Um pouco menos eficazes e bem menos portáteis, os aquecedores a óleo são uma boa opção para quem tem problemas respiratórios, pois diferentemente dos aquecedores de cerâmica ou elétricos, os aparelhos a óleo não ressecam o ar. O óleo passa por serpentinas para manter o ambiente aquecido.

Alguns modelos acompanham rodinhas e podem ser remanejados pelos cômodos da casa.  A capacidade de aquecimento desses modelos é que pode soar como uma desvantagem, pois eles cobrem uma área de apenas 15m². Outra desvantagem é o tempo que ele precisa para esquentar o ambiente que, normalmente, é maior do que os outros modelos. Porém, os modelos a óleo fazem menos ruído para funcionar.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens dos mais variados tipos de aquecedores é só escolher o que mais atende à sua necessidade nos dias frios e não se preocupar com a chegada das baixas temperaturas.

Últimas