Novo Coronavírus

Lifestyle TikTok, Plano de Menina e MC Soffia lançam movimento #EuLigoPraEla

TikTok, Plano de Menina e MC Soffia lançam movimento #EuLigoPraEla

Campanha busca incentivar a rede de apoio entre mulheres e criar espaços onde elas se sintam protegidas para falar, desabafar e denunciar 

  • Lifestyle | Do R7

MC Soffia participa da campanha #EuLigoPraEla

MC Soffia participa da campanha #EuLigoPraEla

Reprodução/Instagram

Desde as primeiras semanas de distanciamento social, um assunto vem sendo comentado e combatido: o aumento da violência doméstica.

Em contato com milhares de jovens todos os dias, o instituto Plano de Menina identificou uma outra face desse fenômeno: a solidão, a baixa auto-estima e as situações de estresse e agressão dentro de casa, sofrida por mulheres e adolescentes.

Por isso, o TikTok, principal destino para vídeos de formato curto no Brasil e no mundo, o instituto Plano de Menina, que vem impactando positivamente a vida de jovens mulheres das periferias do Brasil e a rapper MC Soffia, conhecida por suas letras que tratam de preconceito, racismo e machismo, se uniram em parceria inédita para abrir um canal onde essas jovens possam se sentir seguras para compartilhar suas histórias e denunciar. Através de conteúdos educativos, o projeto busca informar e contribuir para que elas sejam protagonistas de suas próprias histórias.

"Nesses tempos difíceis, as meninas (e mulheres) estão mais ameaçadas do que nunca e no lugar onde deveriam se sentir completamente seguras: dentro de casa. Entendemos que a rede de apoio é fundamental e, para fazer a diferença, encontramos no TikTok a plataforma perfeita, pois conversa diretamente com elas", diz Vivi Duarte, fundadora do instituto.

"O TikTok é uma plataforma positiva e inclusiva, que promove um forte senso de comunidade e pertencimento e, neste momento sem precedentes, cada vez mais as famílias estão recorrendo a aplicativos online para se manterem informadas e conectadas. O TikTok tem sido um lugar seguro para a comunidade, que vêm crescendo e mostrando compaixão, força e solidariedade", afirma Rodrigo Barbosa, gerente de Comunidade do TikTok.

Em parceria com a rapper MC Soffia, com a Major Denice Santiago, Comandante da Polícia Militar da Bahia e idealizadora da Ronda Maria da Penha e com Luciana Temer, do Instituto Liberta, o movimento irá promover ações feitas sob medida e com a parceria do aplicativo TikTok, em três frentes: conteúdo educativo, challenge e lives.

Conteúdo educativo

Nos canais do Plano de Menina, os principais trechos das lives serão base de conteúdo educativo sobre o combate à violência contra as meninas, com consultoria da Major Denice Santiago.

"Vamos aprender a identificar se uma amiga pode estar em uma situação de violência e ligar o alerta, a estarmos próximas, a não julgar. Isso pode salvar vidas", comenta Denice. Ela também reforça a importância de campanhas de conscientização. "A violência doméstica é um problema cultural. Nossa cultura permite que esses casos aconteçam. E cultura só se muda com educação".

Challenge #EuLigoPraEla

Os desafios são o maior fenômeno atual no TikTok. Através deles, os usuários reproduzem danças, exibem dotes de coordenação motora, compartilham suas vidas e suas histórias. No challenge #EuLigoPraEla, MC Soffia compôs uma música em que convida as participantes a marcarem suas amigas mais próximas e a não perder o contato durante este período atípico .

No final, ela revela: se uma amiga estiver em perigo, eu também ligo pra ela, divulgando o número 180 para consulta em situações de violência. Além de incentivar a rede de apoio entre as meninas, a ideia é chamar atenção para um fato pouco conhecido: a ligação para o 180 pode ser feito por terceiros e de forma anônima.

Lives

A campanha também inaugura um novo recurso do aplicativo TikTok: as lives onde duas pessoas podem conversar simultaneamente. Serão três papos sobre a importância de fazer planos para o futuro, mesmo durante a pandemia, como ser rede de apoio e cuidar das amigas e também o que pode ser feito em casos de violência doméstica.

Agenda das lives no canal @planodemeninaoficial no TikTok:

17/06 | 18h

Toda menina tem um plano.

Com MC Soffia e Julia Teodoro.

18/06 | 18h

Como ser rede de apoio para as amigas?

Com Major Denice e Larissa Magrisso.

19/06 | 18h

As muitas violências: como oferecer e pedir ajuda.

Com Vivi Duarte e Luciana Temer (Instituto Liberta).

Últimas