Lifestyle Solidariedade em tempo de pandemia tem transformado vidas

Solidariedade em tempo de pandemia tem transformado vidas

Programa Fala Que Eu Te Escuto mostrou a importância do amor ao próximo e falou do trabalho do Projeto Nova Canaã, instituição criada para ajudar a mudar a história de quem nasce no sertão nordestino

  • Lifestyle | Ana Carolina Cury Do R7

Projeto Nova Canaã: quase 2 mil famílias atendidas

Projeto Nova Canaã: quase 2 mil famílias atendidas

Divulgação

A pandemia do novo coronavírus está tendo alguns desdobramentos aterrorizadores como, por exemplo, o aumento da fome em todo o mundo. Segundo um informe da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a desnutrição no planeta, mais de 135 milhões de pessoas poderão entrar em situação de fome neste ano. Só no Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas não tem o que comer, quase o dobro dos 10 milhões de 2018.

Mas, não é apenas a fome que assola as pessoas neste período, a população de rua também cresceu. Assim, frio, fome, falta de higiene e de esperança estão atingindo cada vez mais os brasileiros.

“Estamos vivendo uma situação muito difícil e, neste momento, a solidariedade é muito importante. Por isso, diante de uma pandemia, cada um por si e Deus por todos ou solidariedade não tem religião?”, perguntou o apresentador, Bispo Eduardo Bravo, no programa Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira (1).

Enquanto parece que a sociedade se esqueceu dos necessitados, milhares de voluntários se mobilizam para ajudá-los. O programa incentivou o amor ao próximo. “Quando ajudamos outra pessoa, nós também somos ajudados, nos sentimos bem. Faz parte do ser humano querer dividir”, acrescentou o também apresentador, pastor Guilherme Grando.

Nova Canaã

Na década de 1990, diversos noticiários mostraram que o Nordeste brasileiro vivia um período de seca intensa, como é comum nessa região do País, deixando um rastro de fome e dor. Aquilo sensibilizou inúmeras pessoas.

Assim, nasceu o Projeto Nova Canaã em Irecê, que fica a quase 500 quilômetros de Salvador, na Bahia. Há 16 anos a fazenda atende quase duas mil famílias e mais 600 crianças e adolescentes da educação Infantil até o ensino médio, em tempo integral, com quatro refeições diárias, transporte escolar, material didático e acompanhamento médico e odontológico. Além da educação curricular, os alunos contam com um complexo poliesportivo com piscina, espaço de recreação, assistência social e serviços de saúde. São dezenas de profissionais atuando em cada área.

Crianças e adolescentes na escola: educação infantil até o ensino médio em período integral

Crianças e adolescentes na escola: educação infantil até o ensino médio em período integral

Divulgação

“A Fazenda Canaã é a prova de que nada é impossível quando o objetivo é fazer o bem ao próximo. Muitas pessoas nos ajudam neste trabalho. Temos feito esse trabalho diariamente e vemos muitos resultados”, detalhou o Bispo Maurício Amaral, responsável pelo projeto.

Participações

Andressa Queiroz, ex-aluna do Projeto Nova Canaã participou do programa e contou como a solidariedade mudou sua vida. “Fui criada aqui em Canaã. Cheguei aos dois anos e criei laços importantes. Hoje, aos 22 anos, estou terminando minha faculdade em Psicologia, graças ao Projeto”.

Outra pessoa ajudada foi a jovem Bárbara Pereira. “Estou com 25 anos e entrei na Fazenda Nova Canaã aos dois anos e oito meses. Sou muito grata por tudo que aprendi lá. Hoje trabalho dentro do Projeto e posso ajudar outros jovens”, revelou.

A espectadora Mirian Dias ficou comovida com as ações. “A solidariedade não tem religião, ainda mais agora, se tornou um ato necessário. Precisamos nos colocar mais no lugar do outro. As vezes o que parece pouco é muito para quem não tem nada”.

Muitas pessoas pensam que precisam ser muito ricas para ajudar. “Mas, não, a pessoa pode colaborar nem que seja com R$ 10. Com certeza, já fará uma grande diferença na vida dessas crianças. Quem quiser colaborar com o projeto Nova Canaã, por exemplo, pode acessar o site sosfamiliasdosertao.org ou também fazer um PIX. A chave é doar@sosfamiliasdosertao.org”, afirmou o Bispo Eduardo Bravo.

Não tem preço poder levar esperança para quem precisa. Canaã é prova de que o impossível não existe. “Com fé e com amor, sobretudo com solidariedade, conseguimos contribuir para mudar a vida de alguém”, concluiu o apresentador.


O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.

Últimas