Lifestyle Sem ghosting: como indicar com educação que não rolou o match?

Sem ghosting: como indicar com educação que não rolou o match?

Apesar de ser um momento delicado, é preciso ser honesto e ter responsabilidade com o outro na hora de encerrar o contato

Sumir pode parecer mais fácil, mas a honestidade é primordial até para desfazer relações

Sumir pode parecer mais fácil, mas a honestidade é primordial até para desfazer relações

Reprodução/Pexels

Com as redes sociais ficou muito fácil dar aquele chá de sumiço, o famoso ghosting, quando se deseja terminar uma relação. Afinal, é muito mais fácil simplesmente desaparecer sem deixar rastros do que ter uma conversa madura e honesta. No entanto, isso não é nada agradável e pode ser contornado por meio de frases simples, diretas e sinceras. 

A especialista em namoro do app Inner Circle, Charly Lester, indica seis mensagens para enviar em cada circunstância específica. Confira:

1- Para quando o papo está desinteressante

Se esse for o caso, reserve um momento para lembrar que algumas pessoas são muito diferentes em mensagens de texto e na vida real, e nem todo mundo gosta de longos bate-papos via mensagens de texto. Você pode querer dar o benefício da dúvida pessoalmente ou por meio de uma chamada de vídeo.  Mas, caso realmente deseje encerrar a conversa, basta copiar e colar a mensagem a seguir: "Foi interessante conhecer você. Não acho que nossos estilos de comunicação combinem, mas espero que você conheça alguém ótimo aqui."

2- Vocês tiveram um primeiro encontro, mas simplesmente não funcionou

Não tenha medo de ser direto nesaa situação. Na realidade, se estava planejando dar um ghosting nessa pessoa, então a verdade é que não a quer em sua vida nem mesmo como um amigo. Seja educado, mas também claro e não muito entusiasmado. Você pode dizer: "Obrigado por ontem à noite, foi revigorante encontrar alguém pessoalmente depois de tanto tempo. Para ser honesto, não vejo futuro para nós, mas espero que você conheça alguém especial."

3- Você notou sinais alarmantes sobre a personalidade/atitudes da pessoa

Dependendo do seu nível de autoconfiança acerca do que deseja expor, você pode querer alertar a pessoa sobre o que ela está fazendo de errado. Porém, essa atitude pode levar a um debate estranho que ninguém quer ou precisa ter. Nesses casos, diga: "Obrigado por conversar comigo, não acho que eu seria uma boa opção, mas boa sorte aqui no aplicativo." Essa é uma forma diplomática de terminar as coisas.

No entanto, se os sinais de alerta forem claros e graves, vale relatar o comportamento da outra pessoa ao aplicativo e bloqueá-la, para que outras pessoas não enfrentem o mesmo problema.

4- Você não está pronto para namorar

A verdade é a única saída nesse caso: "Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém". Porém, a pessoa pode se oferecer para esperar o seu momento. Ou seja, só use essa resposta se você realmente se sentir dessa forma. Caso você simplesmente não tenha gostado da outra pessoa, não desperdice o tempo dela e use a resposta número 2!

5- As coisas estão indo muito rápido e você não está preparado

Quanto mais claro você for sobre seus sentimentos, menos espaço deixará para a ambiguidade. Então, se alguém estiver indo muito rápido, informe isso. Tente estar atento à situação da outra pessoa - se ela acabou de sair de um relacionamento sério, pode parecer natural escalar as coisas para um ritmo semelhante. E também pergunte a si mesmo: você está se sentindo mal por que não está pronto para namorar?

Se concluir que é apenas um problema de ritmo, então aqui está a resposta para copiar e colar: "Sinto muito, tudo mudou um pouco mais rápido para mim do que eu imaginava. Preciso de algum tempo para refletir sobre exatamente o que quero."

6) Você começou a namorar

Até que você tenha uma conversa com seu parceiro a respeito de exclusividade, você não pode garantir que é a única pessoa na vida de alguém e vice-versa. No entanto, uma vez que você decida que tem uma pessoa favorita, deixe as outras pessoas com quem você conversa saberem. Você pode dizer: "Olá, como você sabe, eu também tenho saído com outras pessoas e ontem decidi namorar com exclusividade. Eu realmente gostei de conhecê-lo nas últimas semanas e espero que você encontre alguém incrível."

Últimas