Coronavírus

Lifestyle Restaurantes enfrentam prejuízo de cliente que reserva e não comparece

Restaurantes enfrentam prejuízo de cliente que reserva e não comparece

Estabelecimentos estão funcionando com capacidade e horário reduzidos, e falta de compromisso da clientela virou novo desafio na pandemia

Restaurantes enfrentem, sem aviso prévio, a desistência dos clientes

Restaurantes enfrentem, sem aviso prévio, a desistência dos clientes

Pixabay

Máscara, disponibilizar álcool em gel, medir a temperatura do cliente, promover o distanciamento entre mesas e cadeiras. A lista que compõe o “novo normal” para o funcionamento dos restaurantes é extensa, mas como se já não bastassem os desafios de lidar com os impactos da pandemia no faturamento, os proprietários ainda precisam encarar o cliente que faz a reserva e não comparece, reduzindo ainda mais as possibilidades de lucro.

O restaurante Café Journal, em São Paulo, está funcionando com apenas 40% da sua capacidade e não são raros os episódios em que há falta de comprometimento por parte da clientela. “80% dos problemas são com mesas grandes e acabamos perdendo a disponibilidade de outra reserva”, conta Neuri Coletto, gerente do estabelecimento. O último episódio aconteceu no domingo (16), quando o dono de uma reserva para cinco pessoas não apareceu, nem atendeu às ligações e mensagens.

A maioria dos casos são com reserva para mais de três pessoas

A maioria dos casos são com reserva para mais de três pessoas

Divulgação Café Journal

Para Márcio de Paula, sócio do Le Tuscani, também na capital paulista, esse tipo de comportamento é um problema cultural no Brasil e fez com que vários restaurantes parassem de trabalhar com reservas.

“Costumamos ligar para os clientes cerca de uma hora antes do horário marcado para confirmar sua presença. No entanto, talvez por se tratar de número desconhecido, muitos não atendem”, afirma.

O impacto da falta de compromisso dos clientes pode terminar em um corte no número de funcionários do restaurante. “Mesmo sendo pequenos, desde o começo da pandemia, conseguimos manter todos os nossos funcionários, porém esse tipo de comportamento nos prejudica”, explica de Paula.

A regra de etiqueta a ser seguida nesses casos não é das mais complicadas: uma ligação ou uma mensagem de texto enviada com antecedência através dos canais disponibilizados pelo restaurante, avisando da desistência, já se tornam aliadas contra o prejuízo.

O desabafo do chef

Recentemente, o chef Rafa Costa e Silva, responsável por comandar o restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, viralizou depois de compartilhar um desabafo no seu perfil no Instagram. O texto, acompanhado da foto de uma mesa vazia, falava sobre uma cliente que fez reserva para três pessoas mas, além de não comparecer,  sequer ligou para cancelar.

“Será que uma ligação avisando que não poderia comparecer CUSTA TANTO ASSIM? Hoje, as 15 pessoas e seus familiares que dependem de vocês para sobreviver, eu incluso - irão para casa MUITO TRISTES, muito mesmo, estávamos contando com isto para PELO MENOS pagar os salários que vencem semana que vem!!!”, diz a postagem.

Ver essa foto no Instagram

Olá ARIANE, hoje você não apareceu e não atendeu o nosso telefonema ou e-mail. Ficamos esperando você chegar, tínhamos lista de espera de pessoas que queriam vir e não conseguiram, pois “todas” as mesas estavam reservadas. Você fez a SUA RESERVA na sexta-feira, dia 24/07, cuidamos dos mínimos detalhes, da cavaquinha, do peixe, das VERDURAS, o álcool gel, tudo fizemos pensando em você - lembra, que você nos avisou que seria comemoração de aniversário?? Tínhamos até uma surpresa para essa comemoração! Eram 3 pessoas, 20% da nossa NOVA CAPACIDADE, atendendo a todas as medidas de segurança necessárias. Será que uma ligação avisando que não poderia comparecer CUSTA TANTO ASSIM? Hoje, as 15 pessoas e seus familiares que dependem de vocês para sobreviver, eu incluso - irão para casa MUITO TRISTES, muito mesmo, estávamos contando com isto para PELO MENOS pagar os salários que vencem semana que vem!!! Não faça mais isto, é feio, prejudica as pessoas e quebra estabelecimentos! Estamos no meio de uma pandemia - tem gente que acredita que sairemos melhor desta....não sairemos, não vai passar - já deu errado amigos! ____________________________________________________ just a very long and sad post about no-show at Lasai tonight. Tough times my friends, very tough times - Covid came to make out world worse - no, it’s not going to be a better world after all that!!!

Uma publicação compartilhada por Rafa Costa e Silva (@rafacostaesilva) em

Últimas