Quentão Tradicional

Como fazer quentão tradicional de festa junina bem simples feito com cachaça (pinga). Receita clássica e original do quentão tradicional de São João.

Como fazer quentão tradicional de festa junina bem simples feito com cachaça (pinga). Receita clássica e original do quentão tradicional de São João.

Autor: Pedro Cavalcanti

Receita de Quentão Tradicional

Em toda festa junina de cidade de interior é comum você encontrar o tradicional quentão de pinga, mas em cidades maiores é bem dificil ter. Então hoje eu quero te ensinar como fazer quentão tradicional de festa junina bem simples feito com cachaça (pinga). É uma delicia, ainda mais nessa época do ano que esfria bastante. Existem algumas maneiras de preparar o quentão, em cada lugar do Brasil as pessoas fazem de uma maneira diferente, mas aqui eu quero ensinar a receita clássica e original do quentão tradicional de São João. Esse modo de fazer é mais comum no nordeste e no sudeste do Brasil, mas logo logo eu vou aprender outras maneira de fazer o tradicional quentão e trazer aqui para você também. Nessa receitinha nós iremos usar ingredientes simples e barato, que é para todo mundo poder fazer em casa. Se você já ouviu falar mas nunca experimentou, essa é uma ótima oportunidade para aprender como se faz a verdadeira receita de quentão tradicional. Não precisa esperar as festas juninas para tomar um delicioso quentão caseiro, faça hoje mesmo na sua casa! Quentão Tradicional.

Veja Também: 7 Receitas Para Fazer nas Festas Juninas
Veja Também: Bolo de Milho para Festa Junina




Ingredientes:

10 rodelas de gengibre


2 limões cortado em rodelas


1 laranja cortado em rodelas


2 canelas de pau


10 cravos da índia


1 xícara e 1/2 de açúcar


1 xícara e 1/2 de água


1 maça descascada em cubinhos


1 litro de pinga (cachaça)


Modo de Preparo:

Numa panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio;


Mexa de vez em quando, até que o açúcar vire um caramelo;


Neste momento adicione a água com cuidado e comece a mexer sem parar;


A calda vai começar a endurece e ficar grudenta, então abaixe o fogo e continue mexendo até derreter e voltar a ficar liquida;


Em seguida, adicione as maçãs, a canela, o gengibre, o limão e a laranja;


Acrescente a pinga e misture delicadamente, SEM APERTAR OS INGREDIENTES;


Deixe no fogo médio, sem mexer, até levantar fervura;


Em seguida diminua para fogo baixo e sirva quente.