Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Qual é a principal dificuldade na caçada a Lázaro Barbosa?

O programa Fala Que Eu Te Escuto desta quarta-feira discutiu as buscas do criminoso, questionando se faltam recursos para polícia, se ele é esperto, perito em camuflagem ou se é apenas uma questão de tempo encontrá-lo?

Viva a Vida|Ana Carolina Cury Do R7

Buscas a Lázaro Barbosa entram em seu 15º dia: ação para evitar que ele entre em áreas urbanas
Buscas a Lázaro Barbosa entram em seu 15º dia: ação para evitar que ele entre em áreas urbanas Buscas a Lázaro Barbosa entram em seu 15º dia: ação para evitar que ele entre em áreas urbanas

As buscas pelo homem mais procurado do Brasil entraram no 15º dia nesta quarta-feira (23). Lázaro Barbosa, de 32 anos, é acusado de vários crimes, como homicídios, roubos e estupros. No último dia 9, ele teria matado uma família inteira em Ceilândia, no Distrito Federal. Após o assassinato, ele ainda teria tentado matar outra família, mas a polícia foi avisada e ele conseguiu fugir. Durante a fuga, deixou diversas pessoas baleadas, invadiu propriedades e fez muitos reféns.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Goiás há 270 policiais na força-tarefa para localizar o bandido. Além disso, a equipe conta com auxílio de 40 rádios de comunicação que tem alcance de aproximadamente 30 km.

Qual o motivo da demora

Diante desse cenário, o que muitas pessoas têm questionado é: por que a polícia ainda não conseguiu encontrá-lo? Em entrevista ao programa Fala Que Eu Te Escuto desta quarta-feira, o 1º comandante do Gate e especialista em gerenciamento de crise, Coronel Mascarenhas, falou sobre a demora para localizar o criminoso.

Publicidade

- Inicialmente, precisamos entender que é um caso atípico. Ele tem perturbação mental, é um psicopata que tem consciência do que fez, não tem piedade nem remorso. Além disso, cometeu os crimes e foi para uma região onde domina, conhece, facilitando para que ele se esconda. Por isso, há tanta dificuldade para localizá-lo. Existe a possibilidade dele se entregar devido a exaustão física e mental, como também de resistir a prisão.

Sobre a eventual falta de estratégia ou efetivo na operação, o Coronel disse que a polícia está fazendo um bom trabalho, mas que é preciso tentar entender como ele está agindo neste momento. “Em um primeiro lugar pode parecer que o número de policiais em ação é grande, porém, se faz necessário, devido ao tamanho da área rural que precisa ser coberta. Então, a partir do momento que o bandido conhece a região, toda a ação é dificultada. A polícia precisa entender como ele está pensando em agir. Isso ajuda na parte tática. O que os oficiais estão querendo evitar ao máximo é que ele vá para uma área urbana, para evitar novos crimes”, analisa.

Publicidade

Clamor da família

O programa também mostrou trechos dos depoimentos dos pais de Lázaro. “Me casei novo com a mãe de Lázaro, fui traído. Era um ambiente de muitas brigas. Me entristece muito ver o que ele fez com aquela família. Isso não é gente. Ele é um monstro da pior espécie. Até eu tenho medo dele! Ele precisa ser preso”, afirmou Edenaldo Barbosa Magalhães, pai da Lázaro.

Publicidade

A mãe, Eva Maria de Souza, fez um pedido ao filho, por meio de depoimento à Record TV. “Filho, você precisa se entregar, ninguém quer te matar, mas vai ser preso de qualquer jeito. Apareça para esclarecer a verdade, porque tem muitas mentiras suas saindo na mídia, mais mentiras do que verdades”.

O Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, informou que o criminoso segue um ritual para matar suas vítimas, o que foi confirmado por Edenaldo. “Eu não sei se é dele ou é alguma coisa ele carrega. Eu considero isso uma monstruosidade muito grande. Para fazer isso, a pessoa precisa estar acompanhada de uma coisa muito terrível que não tem explicação”, acrescentou o pai de Lázaro.

Resultado da enquete

Para o policial militar, Adriano Lopes, em breve o caso será solucionado. “A polícia está trabalhando com estratégia, nem tudo pode ser divulgado. Agora, é uma questão de tempo, ele será capturado sim!”

E esse também foi o pensamento da maioria dos internautas. Ao fim do programa, 48% votaram que, realmente, em breve Lázaro será localizado, 29% disseram acreditar que essa dificuldade para o encontrar se deve por ele ser esperto, perito em camuflagem e 23% defenderam que falta recursos da polícia.

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.