Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Qual é a melhor opção de presente para crianças?

Games, bicicletas ou jogos de tabuleiro. O que importa é pensar no presente ideal para os pequenos no Dia das Crianças. Confira abaixo nossas sugestões.

Viva a Vida|Do R7 Cupons

Um hit atemporal que as crianças de todas as idades simplesmente amam com fervor é o videogame
Um hit atemporal que as crianças de todas as idades simplesmente amam com fervor é o videogame Um hit atemporal que as crianças de todas as idades simplesmente amam com fervor é o videogame

Todos nós gostamos de ganhar presentes. Se não for pelo fato de ganhar algo que queríamos muito, é pelo ato em si de generosidade e atenção de quem presenteia para com o presenteado. E quando se é criança essa ação se torna ainda mais importante.

As crianças valorizam muito o gesto de ganhar um presente. Além do novo objeto que passará a integrar seu universo de referências, isso traz uma forte sensação de que ela é amada, querida e que está recebendo atenção, carinho e afeto.

Contudo, sempre fica aquela dúvida: que presente dar para uma criança? As gerações são tão diferentes. Os gostos e percepções sobre determinados objetos, brinquedos e brincadeiras mudaram consideravelmente nas últimas décadas.

Pensando nisso, organizamos este texto com informações, dicas e curiosidades sobre o universo infantil, as principais tendências e, principalmente, o que uma criança dos dias de hoje está esperando para ganhar no Dia das Crianças 2022.

Publicidade

Aproveite para, ao final da leitura, fazer a festa da economia com promoções e descontos exclusivos do cupom R7

Crianças grandes também querem e merecem presentes

Publicidade

Se engana quem acha que crianças mais velhas se importam menos com o fato de não serem presenteadas porque conseguem ter mais maturidade e consciência do que crianças mais novas. Não é exatamente assim.

Às vezes, o fato de seu filho ou filha não externar uma frustração ou tristeza não tem a ver com amadurecimento, mas sim com uma capacidade de camuflar os sentimentos que uma criança de 10 anos possui em relação a uma de 6 anos, por exemplo.

Publicidade

Por isso, é muito importante continuar presenteando os pequenos, mesmo quando eles não são mais tão pequenos assim. Crianças de 10 a 12 anos continuam se importando com o vínculo estabelecido com o adulto pelo ato de ganhar presentes no Dia das Crianças, pois além de ser um gesto simbólico é também um gesto de amor.

O que fazer então? Apostar num presente seguro? Ou um presente ousado? Buscar por algo que a criança não conheça para surpreendê-la? Ou se garantir no mais do mesmo? Muitas dúvidas surgem no momento em que decidimos comprar um presente para uma criança e entramos numa loja de brinquedos.

Jogos de videogames: presentes que fazem sucesso com os pequenos

Um hit atemporal que as crianças de todas as idades simplesmente amam com fervor é o videogame. Que criança algum dia achou ruim ganhar um console, independentemente da marca? Impossível.

A grande vantagem do videogame sobre os outros presentes é que ele consegue se manter no campo de interesse da criança por um período que vai além da infância, inclusive. Ou seja, dando um para o seu filho ou filha desde cedo, nos outros anos bastará dar um joguinho diferente para ser jogado no console.

Antes de decidir qual videogame vai dar para os filhos, pense em alguns aspectos importantes: quais games são os favoritos da criançada (tendo em vista que eles são lançados pelas marcas de console com exclusividade) e quais os amigos dos seus filhos mais possuem em suas casas (para ajudar na socialização das crianças no ambiente on-line).

E as opções são muitas. Nintendo, Xbox e PlayStation são as principais; lembrando que há versões e tipos diferentes de cada um deles. Abaixo, vamos ver um pouquinho as características e vantagens dos 3 citados:

Nintendo

O Nintendo Switch é uma boa opção para quem busca algo mais portátil e de fácil locomoção. A essência do Nintendo Switch é poder ser jogado tanto em casa, na televisão da sala, quanto em qualquer outro lugar que estiver, desacoplando apenas o aparelho do que a Nintendo batizou como Dock.

Essa é a principal vantagem do console sobre a concorrência, o que não é pouca coisa. Imagine que seu filho está jogando pela TV da sala e vocês precisam sair. Ele poderá continuar sua partida sem nenhuma interrupção. Além disso, é claro, a Nintendo possui joguinhos exclusivos e clássicos, adorados por todas as gerações. Outra vantagem da empresa.

Xbox

Modelos como o Xbox One S possuem dois principais destaques: leitor de Blu-ray 4K e bom preço. Muitos gamers apontam a plataforma on-line multiplayer do Xbox One como a melhor do mercado. E, de fato, ela é muito popular por causa da sua jogabilidade e preço mais baixo, em comparação aos dois principais concorrentes.

Apesar de não permitir jogar na resolução 4K, um ponto interessante do Xbox One é que ele permite ler discos Blu-ray, além de usar serviços de streaming como a Netflix. Além disso, o cardápio de jogos é vasto, contando com mais de 100 títulos a preços bem razoáveis. É considerado por muitos um dos melhores custos-benefícios nesse sentido.

PlayStation

A grande vantagem do PlayStation é a biblioteca de jogos. A grande desvantagem é o preço. Tudo vai depender de quanto você tem disponível para investir. No entanto, com o lançamento mais recente do PlayStation 5, versões anteriores tiveram seus preços reduzidos. Por isso, é muito importante pesquisar antes de comprar.

O console vem com todos os acessos possíveis: aplicativos de música, vídeos, jogos e streaming de filmes e séries. Você consegue acessar um navegador de internet, por exemplo. Isso sem falar na qualidade de imagem que o videogame oferece para o usuário, que também é um ponto positivo da plataforma.

Seja qual for sua escolha, utilize o cupom Casas Bahia para economizar ainda mais na hora de presentear seus filhos com um novo videogame.

Jogos infantis para todas as idades

Além dos tradicionais presentes eletrônicos, é interessante estimular a criatividade da criança com jogos de tabuleiro. A melhor parte sobre isso é que existem jogos para todas as idades. Desde jogos mais simples para crianças pequenas a jogos que envolvem estratégias complexas para crianças maiores.

Abaixo, listamos algumas opções de jogos e o que cada um é capaz de estimular para o desenvolvimento pleno e saudável dos pequenos.

De 0 a 3 anos

Nesta idade tudo é uma grande novidade. As crianças estão mais ligadas em atividades que exijam motricidade. Elas já conseguem andar, subir em alguns lugares e até correr com certa desenvoltura.

Por isso, escolher um jogo para essa faixa etária está também associado a estimular a curiosidade pelas novidades que o mundo apresenta aos pequenos. Para os menorzinhos, brinquedos coloridos são o grande destaque, já para as crianças que se estão se aproximando dos 3 anos já é possível jogos de memória e quebra-cabeças com poucas e grandes peças.

Esses e outros brinquedos você compra com o cupom Le Biscuit para presentear neste dia das crianças.

De 3 a 6 anos

A partir dos 3 anos a criança já se interessa por brinquedos e jogos coloridos, que sejam de formas e encaixe. O estímulo é de perceber a noção espacial e de coordenação motora, o que permite que a criança construa suas habilidades a partir de suas experiências e descobertas.

A propósito, "descobrir" é o verbo dessa faixa etária. As experimentações e descobertas fazem parte da curiosidade infantil, que está bastante aflorada nos primeiros anos e deve ser estimulada. Assim, presentear crianças pequenas com jogos que façam parte do seu universo é demonstrar interesse pelo seu desenvolvimento pleno.

Para as crianças já alfabetizadas jogos com números e letras é o ideal. Isso porque esse tipo de material interage com o seu aprendizado e estimula o reforço da sua realidade.

Independentemente da idade, toda forma, o que é importante é presentear os pequenos com brinquedos e jogos com os quais eles possam ser criativos. Com o cupom Ri Happy você encontra o brinquedo ideal para cada idade com preços especiais.

De 6 a 9 anos

Não é porque a criança já está em uma idade mais avançada que você não precisa mais brincar com ela. Pelo contrário, esse momento do brincar, juntos, principalmente com esses jogos, estimula a confiança e a criatividade de crianças nessa faixa etária.

Jogos que também estimulem o pensamento estratégico mais complexo são uma boa pedida para esse público, como os de tabuleiro nos quais é preciso desvendar uma charada, fazer investimentos com dinheiro de mentirinha ou seguir o caminho da vida, além daqueles que também despertem e incentivem a expressão corporal.

O importante, em todos os casos, é a criança se sentir apoiada em suas escolhas, iniciativas e decisões. A construção dessa confiança e autoestima passa pelo espaço lúdico, da brincadeira, principalmente compartilhada com um adulto que tenha vínculos afetivos com ela.

A escolha certa de acordo com a personalidade: Livros, bicicletas e brinquedos educativos

Um aspecto importante que não pode ser deixado de lado quando se pensa em comprar um presente para uma criança é o estímulo à descoberta e ao autodesenvolvimento. Nesse grupo de presentes estão aqueles classificados como "brinquedos educativos".

Brinquedos educativos são aqueles que deixam a criança explorar todas as suas potencialidades, com poucos comandos e regras e mais autonomia no brincar, no contato com o brinquedo.

Além disso, pensar em presentear o pequeno com livros também pode ser uma solução interessante para unir a importância de desenvolvimento da leitura com o que pode descoberto num universo que não tem fim.

Para os pequenos leitores

Os pequenos leitores já podem se deliciar pelo mundo da leitura com livros que são uma verdadeira diversão. Para as crianças menores há livros acolchoados, que emitem sons, com formatos diferenciados e até texturas.

Já para as crianças que dominam as primeiras letras é possível estimular a leitura com adaptações de grandes clássicos para as histórias em quadrinhos, e ler juntinho, afinal, nada mais gostoso do que contar uma história para uma criança.

Para os já mais desenvoltos com as letras, literatura infanto-juvenil é o mais adequado de ser introduzido na sua rotina, para que, desde muito pequena, a criança já esteja familiarizada e interessada pela leitura.

Aos cheios de energia

Para as crianças com mais energia, nada melhor do que pensar em um presente com o qual ela possa interagir, de forma lúdica. Patins, bicicletas e patinetes entram nessa seleção para que a criança se sinta incentivada a explorar novos mundos e descobertas. Esses presentes você pode comprar com o cupom Extra com preços diferenciados.

Há também brinquedos que gastem bastante a energia do pequeno, e permite, ainda, que ele possa interagir com outras crianças, como bolas para jogos em equipe ou até mesmo brinquedos mais clássicos e baratos, como elástico e amarelinha.

Para crianças introspectivas

Há crianças de todos os tipos. Existem as mais agitadas e animadas, e também existem aquelas que preferem brincar sozinhas, com brinquedos que a permitam dar asas à imaginação.

Para as crianças mais introspectivas, existem ótimas alternativas de presentes educativos que vão estimular que elas possam brincar criando suas próprias histórias. Brinquedos de madeira, ou aqueles que exigem concentração e foco, podem ser um bom presente para o Dia das Crianças. Kits de alquimia, de mecânica, de robótica ou de pintura certamente farão o seu filho ou filha brilhar os olhinhos.

Agora que você já tem uma boa lista de presentes, escolha o que mais combina com seu pequeno e corre pra curtir junto com o seu pequeno o Dia das Crianças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.