Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa discute se aumentar impostos dos mais ricos diminuiria a desigualdade

Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira destacou o alto número de desempregados e ouviu a opinião dos espectadores sobre possível mudança

Viva a Vida|Ana Carolina Cury, Do R7

Muitos grupos que defendem a taxação de grandes fortunas para vencer a crise econômica tentam aprovar seus projetos em meio à pandemia. A argumentação é que tributar os mais ricos atenuaria os problemas atuais (inflação, desemprego etc.). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país ainda atinge 14,1 milhões de pessoas.

Apesar desse cenário, o governo se posiciona contra a ideia. Para aliviar o caixa das empresas, a Receita Federal está, inclusive, possibilitando o atraso do pagamento de vários impostos.

Por isso, fica a pergunta: será que aumentar os impostos dos mais ricos diminuiria a desigualdade ou aumentaria o desemprego? Foi esse o questionamento que o programa Fala Que Eu Te Escuto fez aos espectadores nesta quinta-feira.

Taxação de grandes fortunas foi tema do programa 'Fala Que Eu Te Escuto'
Taxação de grandes fortunas foi tema do programa 'Fala Que Eu Te Escuto' Taxação de grandes fortunas foi tema do programa 'Fala Que Eu Te Escuto'

Reflexões

Publicidade

"O problema em si não é a desigualdade, mas sim a pobreza. As pessoas querem resolver questões complexas com soluções simples. Se o mais rico tiver uma taxação enorme sobre sua fortuna, ele não vai deixar isso acontecer sem fazer nada... Ele vai buscar se proteger, afinal é o que acontece historicamente. Ou seja, o efeito não seria positivo e aumentaria o desemprego", comentou a jornalista especialista em finanças Patrícia Lages.

Além disso, a definição de grandes fortunas gera muita polêmica. "Quem seriam esses mais ricos? É um absurdo, porque o Brasil não tem mais espaço para o aumento de impostos, todos pagam impostos excessivos", acrescentou o advogado Leonardo Júnior.

Publicidade

Para o empresário Paulo Locatelli, essa medida não é inteligente. "O efeito dessa ação é negativo porque só desestimularia o empresariado, que já sofre com muita burocracia. Muitas empresas já deixaram o Brasil por causa do excesso de impostos. Então, com certeza, se fizessem isso, o número de desempregados aumentaria."

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 0h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.