Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa discute por que alguns casais terminam e reatam a relação tantas vezes

Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira questionou se quando um relacionamento se torna ioiô é sinal de que não deve continuar, revela imaturidade ou significa que o amor é moderno

Viva a Vida|Ana Carolina Cury, Do R7

Se você nunca passou por isso, com certeza deve conhecer alguém que vivenciou uma relação que termina e recomeça inúmeras vezes, a famosa relação ioiô.

No mundo das celebridades essa é uma situação comum. Os cantores sertanejos Maiara e Fernando, por exemplo, voltaram o namoro pelo menos oito vezes.

Especialistas explicam que existem muitos motivos para um casal romper e reatar a união toda hora. Por isso, o programa Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira questionou os espectadores se quando um relacionamento vira ioiô é sinal de que não deve continuar, revela imaturidade ou significa que o amor é moderno.

Os cantores Fernando e Maiara já terminaram o relacionamento oito vezes
Os cantores Fernando e Maiara já terminaram o relacionamento oito vezes Os cantores Fernando e Maiara já terminaram o relacionamento oito vezes

Opiniões

Publicidade

"Quando as pessoas observam muitas celebridades fazendo isso pensam que é algo comum, mas dentro da psicologia podemos afirmar que não é comum nem normal, pois traz sofrimento emocional e reflete um estado de imaturidade", explicou a psicóloga Rosana Cazarin.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Kansas (EUA), a cada nova tentativa, o casal tende a se distanciar ainda mais, ao invés de se reaproximar. "Não tem como dar certo, só quando as pessoas mudam de verdade, caso contrário, terminar e voltar enfraquece a união, porque todo rompimento traz dor e dúvidas", acrescentou o professor Garibaldi Ribeiro.

Publicidade

Para o espectador Arouche Junior, uma vida amorosa com esse formato cíclico dificilmente será bem-sucedida. "Vivenciei isso. Lembro que a cada novo problema preferíamos romper a buscar uma solução. Por isso, acredito que a pessoa tem que se definir: ou decide superar ou termina de vez".

Vencendo o problema

Publicidade

Outro estudo publicado na revista Family Relations indica que terminar e voltar várias vezes pode ser ruim para a saúde emocional e mental. Isso porque quando o ciclo de términos se repete, as possibilidades de desenvolver depressão e ansiedade aumentam.

Programa discutiu o que leva casais terminarem e voltarem tantas vezes
Programa discutiu o que leva casais terminarem e voltarem tantas vezes Programa discutiu o que leva casais terminarem e voltarem tantas vezes

Ao final da exibição, 61% dos espectadores afirmaram que é preciso terminar um relacionamento ioiô e o apresentador, o pastor Guilherme Grando, sugeriu o caminho para quem busca uma relação sólida e feliz.

"Acredito que todos buscam a felicidade amorosa, mas muitos procuram do lado de fora, onde nasce o problema da dependência emocional, quando, na verdade, é preciso cuidar primeiro do interior. Por isso, é preciso ter consciência do que é um casamento e seguir o caminho do autoconhecimento e do sacrifício para construir uma relação bem-sucedida. Às quintas-feiras acontecem a Terapia do Amor, no Templo de Salomão e em todas as igrejas Universal".

Para mais informações sobre as palestras acesse: terapiadoamor.tv.

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.