Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vai levar o cachorro na viagem de fim de ano? Evite fugas

Os casos de desaparecimento aumentam entre o Natal e o Réveillon. Além dos rojões, ambiente estranho também é um fator de risco

Procura se Cachorro|Do R7 e Andrea Giusti

Evite fugas com algumas dicas básicas de segurança
Evite fugas com algumas dicas básicas de segurança Evite fugas com algumas dicas básicas de segurança

Os casos de animais desaparecidos aumentam até 40% no período das festas. O Procura-se Cachorro recebe centenas de pedidos de ajuda perto do Natal e Réveillon, quase todos causados por rojões ou ambiente estranho.

O barulho dos fogos faz os cães saírem em disparada, apavorados. Eles estouram portas, pulam portões e seguem totalmente sem rumo.

Outro grande problema é o ambiente estranho. A casa de veraneio, muitas vezes alugada ou de conhecidos, não é um lugar em que o bichinho esteja acostumado. O mesmo vale para pousadas e hoteis pet friendly. Tem fluxo de pessoas entrando e saindo, cercas sem proteção, outros animais na vizinhança e diversos atrativos para a fuga.

"É importante que o animal viaje em segurança. Tem cinto de segurança, grades que são colocadas nas janelas, caixas de transporte. Todos estes aparatos deixam o pet mais tranquilo e proporcionam mais segurança contra acidentes e fugas", explica Mario Marcondes, do Hospital Veterinário, Pet Shop & Hotel Sena Madureira.

Publicidade
Ninna de malas prontas para o litoral paulistano
Ninna de malas prontas para o litoral paulistano Ninna de malas prontas para o litoral paulistano

Preparando a viagem

Eu mesma já presenciei famílias que voltaram para casa depois das férias, mas ficaram no vai e vem entre as cidades durante a busca do cachorro perdido. Prevenir ainda é a melhor saída para ter dias tranquilos.

Publicidade

O ideal é que o tutor faça uma mala também para o animal. É preciso levar os itens básicos e também os de segurança. A zootecnista Thamiriz Nascimento, de Descalvado (SP), viajou para o litoral com a vira-lata Ninna. "Viemos para Itanhaém. Eu trouxe ração e petiscos caseiros que eu mesma faço. Também a cama, um dos brinquedos que ela ama, toalha e a garrafinha de água", explicou.

A segurança da pequena não ficou de lado. "Ela já usa a plaquinha com telefone sempre. Mas, como é a primeira viagem que ela faz para o litoral, achei melhor reforçar o vermífugo e passou pelo veterinário".

Publicidade

Dicas de segurança

- plaquinha ou coleira de identificação SEMPRE

- portões e portas fechados

- verifique janelas, cercas e área externa

- atenção redobrada com o fluxo de entrada e saída da residência

- prenda o animal em um cômodo se for necessário (em caso de festa, churrasco)

- passeio apenas com coleira e guia, nada de "voltinha"

Dicas contra barulho dos fogos

Além de todas as dicas anteriores, coloque algodão no ouvido do pet. Outra sugestão é ligar música ou a televisão para deixar o som mais alto que os estouros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.