Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

7 motivos para não levar seu cachorro em blocos de Carnaval

Música alta, multidão e objetos no chão são alguns problemas que o animal pode enfrentar durante a folia. Mas existe comemoração para os bichinhos!

Procura se Cachorro|Do R7 e Andrea Giusti

Pet também pode se divertir, mas é preciso cautela
Pet também pode se divertir, mas é preciso cautela Pet também pode se divertir, mas é preciso cautela

O Carnaval começou em todo o país e muitos foliões já preparam a fantasia para os blocos de rua. Mas quem tem animal de estimação muitas vezes fica na dúvida: levar ou não o bichinho para a folia?

Eu acho que não, mas vou explicar. Claro que é legal pensar naquelas mini fantasias, curtir o momento com ele ou simplesmente não querer deixá-lo triste e sozinho enquanto todo mundo se diverte. Mas antes de mais nada é preciso pensar no bem-estar do seu melhor amigo.

Parece um passeio divertido pela alegria da comemoração, mas não é bem isso. Já presenciei um animal em meio a multidão, bêbados mexendo nele sem que o tutor percebesse, vi outro de língua de fora e respiração ofegante passando calor.

Para Cleber Santos, especialista em comportamento animal, tutores cometem erros que poderiam ser evitados. “Falta um pouco de empatia nestas festas. O que ele julga divertido pode ser, no fundo, uma tortura para o bichinho", explica.

Publicidade

Calma! Se você quer se divertir com o cachorro e tirar foto, existem comemorações exclusivas para os pets. São ambientes quase sempre fechados e adaptados para receber os pequenos (ao final do post).

A seguir, listei 7 motivos para você não levar seu cachorro em bloco de rua:

Publicidade

Multidão

Os blocos ganharam ainda mais espaço e hoje arrastam multidões. Até aqueles grupos menores dentro dos bairros hoje lotam as ruas. O empurra-empurra é inevitável enquanto todos se deslocam acompanhando a música. No colo ou no chão, os animais correm o risco de serem prensados ou pisoteados. Principalmente rabo e patinhas.

Publicidade

Calor

O ideal é evitar a superexposição ao sol entre 10 e 16h. O asfalto pode causar queimadura nas patinhas. “Além disso, o calor e o esforço farão com que o animal sinta necessidade de beber muito mais água e em menor intervalo de tempo, evoluindo rapidamente para um quadro de desidratação”, diz a Dra. Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP. Os riscos de complicação são ainda maiores para os animais braquicefálicos, que têm uma respiração mais delicada. São aqueles com a anatomia do focinho curta, como bulldog, shih tzu, lhasa, pug e boxer.

Ingestão de lixo

O chão durante a passagem do bloco vira um acúmulo de lixo. Tem restos de comida, adereços, chiclete, embalagens, bebidas, bituca de cigarro, etc. O cão fica com livre acesso a tudo que encontra pela frente, é quase impossível controlar a curiosidade do faro e qualquer ingestão durante as horas de folia.

Objetos no chão

Um problema ainda mais grave são os perigos que o animal pode encontrar no chão: caco de vidro, cigarro aceso, garrafa amassada, etc. Não queremos ninguém machucado!

Barulho

O som alto das caixas de som e o barulho das próprias pessoas causam um grande incômodo, explica a médica-veterinária Maria Cristina Reiter Timponi, presidente da Comissão das Entidades Veterinárias do CRMV-SP. Um cachorro é quatro vezes mais sensível do que um ser humano, lembra a profissional.

Fuga

Ninguém que perdeu um animal imaginou que fosse acontecer. Os tutores alegam que o bichinho “é obediente”, “está acostumado” ou “é calmo”. Mas ao menor sinal de medo ou susto, a primeira reação do cachorro é sair em disparada. E, convenhamos, que com barulho, multidão e gente passando a mão não faltam motivos para ele estranhar a situação. (Ah! Identificação na coleira, sempre) 

Medo e ansiedade

“Todos esses novos estímulos são muito estressantes e podem desenvolver sinais clínicos que o animal não tinha, como ansiedade. O tutor terá que direcionar para tratamento depois”, alerta a Dra. Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP.

Prefira acessórios simples
Prefira acessórios simples Prefira acessórios simples

CARNAVAL PET

Os eventos criados para animais de estimação já começam a se espalhar pelo Brasil. Mas é preciso cautela na hora de montar a fantasia para o seu animal. Vale fazer a brincadeira, tirar a foto e desmontar a produção:

- Escolha uma opção fresquinha, o pet não pode passar calor

- Ele consegue andar? Veja se a roupa não dificulta a locomoção

- Retire botões e peças que possam ser engolidas

- Nada de tingir o animal com tinta! Pode causar irritação, alergia e intoxicação

- Prefira acessórios simples: gravata, laço, chapéu...

PROGRAMAÇÃO

* São Paulo/SP

Desfile de fantasia: apresentação de 50 cães e seus donos e a dupla será premiada por Criatividade, Simpatia e Originalidade. Somente participam cães pré-inscritos no serviço de concierge.

Domingo (23)

Shopping Higienópolis

Às 17h, vão Central

Avenida Higienópolis, 618

* Nova Iguaçu/RJ

Bloco pet: festa dedicada aos bichinhos de estimação, com direito a concurso de fantasia com prêmios e um baile especial

Segunda (24)

Shopping Nova Iguaçu

14h, piso Conveniência

Av. Abílio Augusto Távora, 1111

* Londrina/PR

Cãofolia: recreação com os pets, conduzida por um instrutor do Centro Londrinense de Arte Circense (CLAC), e um desfile dos animais fantasiados com mesa de petiscos.

Sábado (29)

Catuaí Shopping

entre 17h e 19h

Rod. Celso Garcia Cid, 5600

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.