Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petiscos, bolos e bons drinks: o lanche ao ar livre da Rainha 

96 anos regados a gim e chocolate. Tudo em quantidade moderada, mas sem abrir mão dos pequenos prazeres. A Rainha Elizabeth II tinha o hábito de tomar um chá da tarde caprichado nos jardins do Palácio de Buckingham, em Londres.

É de comer|Camé Moraes @ehdecomer para o R7

Gim feito com especiarias dos jardins do Palácio Real
Gim feito com especiarias dos jardins do Palácio Real Gim feito com especiarias dos jardins do Palácio Real

O chá da tarde é uma tradição inglesa e a rainha soube honrá-la durante os setenta anos em que permaneceu no trono. Assessores e pessoas próximas do Palácio de Buckingham afirmam que ela era comedida nas refeições. Preferia pratos leves, com peixe, legumes e verduras. Mas a monarca, de 96 anos, nunca abandonou os pequenos prazeres da vida. Nem quando médicos, recentemente, tentaram proibí-la de tomar seu Dry Martini diário, por questões de saúde (como se alguém aos 96 anos devesse ser privado de um bom Dry Martini, convenhamos).

Chá e bolo. Rainha era uma chocólatra
Chá e bolo. Rainha era uma chocólatra Chá e bolo. Rainha era uma chocólatra

Elizabeth II gostava de chocolate. Gostava de bolos. E gostava de Gim. Dos jardins do palácio real, saem as especiarias usadas na fabricação do Gim da coroa britânica, o Palace Gardens Gin - lançado em 2020 (a marca antes consumida pela Rainha é um mistério). Também dos jardins dos palácios reais saem os morangos usados no preparo da geleia consumida nos lanches da tarde, segundo o chef de cozinha Darren McGrady, que ficou onze anos cozinhando pra rainha.

Darren virou youtuber e revelou, em alguns vídeos (link aqui), algumas das receitas mais apreciadas por Elizabeth II no lanche da tarde. Surpreendentemente, nada muito fancy ou seja, “chique”, se considerarmos que a cliente era a dirigente da coroa. Pão de forma branco com geléia de morango e manteiga, pão de forma escuro com cream cheese e lascas de pepino, bolo de chocolate com bastante ganache e um pãozinho típico chamado Scone, com fermento químico, bem levinho. A receita oficial deixo no pé dessa matéria.

Para beber, Darren afirma que a rainha gostava de drinks curtos, como Dry Martini, antes das refeições ou o Dubonnet and Gim (mistura de um aperitivo à base de vinho, bem doce, e gim). De tarde, a monarca preferia um coquetel com Sprite e PIMMS- um destilado à base de gim, com sabor de ervas e frutas.

Publicidade

Bons ingredientes, tudo bem dosado, sem excessos, como deve ser a vida. Seria esse o segredo da longevidade da rainha? Vale a pena se inspirar. Me segue lá, no meu blog, o @ehdecomer

Receita dos Scones (pãozinho da realeza do Darren McGrady)

Publicidade

Rende 16 porções

3 + ¼ xícaras de farinha de trigo (450 gramas)

Publicidade

1 tablete de manteiga (113 gramas)

½ xícara mais 1 colher de sopa de açúcar granulado

4 colheres de fermento em pó

1 ovo

¾ xícaras de leite

1 xícara de passas (se estiver fazendo scones de frutas)

1 gema para pincelar

Como Fazer

1) Ajuste o forno a 350 graus. Em uma tigela grande, adicione a farinha, o fermento e o açúcar.

Adicione e esfregue na manteiga até que se assemelhe a farinha de rosca fina.

2) Faça um buraco no centro e adicione o ovo batido e cerca de ¾ xícara

de leite. Com uma colher de metal, junte a mistura tomando cuidado para não misturar demais.

3) Se a mistura estiver um pouco seca, adicione mais leite, aos poucos

4) Polvilhe a mesa com farinha e abra a massa com cerca de 1 polegada de espessura. Em seguida, corte usando um cortador de biscoito redondo. Coloque em uma assadeira com cerca de 1 polegada de distância e escove os topos

com a gema de ovo batida.

5) Asse por cerca de 15 a 20 minutos. Quando estiver cozido, coloque sobre uma grade para esfriar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.