Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa encontra resquício de pesticida em papinhas de bebê

Foram analisadas 50 amostras de alimentos industrializados para bebês vendidos em supermercados do estado de São Paulo.  Pesquisa encontrou 21 agrotóxicos

É de comer|Camé Moraes @ehdecomer para o R7

Devemos proteger as crianças da exposição aos agrotóxicos
Devemos proteger as crianças da exposição aos agrotóxicos Devemos proteger as crianças da exposição aos agrotóxicos

O Brasil é o maior consumidor do mundo de agrotóxicos. Isso é um fato. Fato também é que parte da explicação para isso se dá por sermos uma potência exportadora de grãos e de produtos de origem animal (animais que consomem ração, que por sua vez vem de grãos, que por sua vez são cultivados com toneladas de agrotóxicos).

Em 2011, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida divulgou que cada brasileiro consumia cerca 5,2 litros de agrotóxico por ano. A conta foi a seguinte: a ONG dividiu o número de 1 bilhão de litros de pesticidas vendidos a cada ano pela população brasileira na época, de 192 milhões. O resultado não é necessariamente verdadeiro, já que muitos pesticidas são usados em produtos não comestíveis, como o algodão, por exemplo.

Brasil consome 1 bilhão de litros de agrotóxicos por ano
Brasil consome 1 bilhão de litros de agrotóxicos por ano Brasil consome 1 bilhão de litros de agrotóxicos por ano

De qualquer forma, é inegável que temos um consumo expressivo de defensivos agrícolas, que, sim, fazem mal ao nosso organismo.

Na semana passada, surgiu um novo alerta: uma pesquisa conseguiu rastrear o veneno em papinhas de bebês, daquelas de potinhos coloridos que lotam as prateleiras dos mercados de todo o país.

Publicidade

O estudo financiado pela Fapesp, de autoria da pesquisadora Rafaela Prata, da Unicamp, foi divulgado na revista internacional Food Control. O artigo traz mais uma vez à luz a discussão da alimentação infantil industrializada. Afinal, dentro de uma suposta deliciosa papinha de batata e abóbora há bem mais que somente batata e abóbora.

A pesquisa mostra que uma substância proibida no Brasil desde 2012 — o metabólito sulfóxido de aldicarbe (o aldicarbe é popularmente conhecido como chumbinho) — foi encontrada em três sabores de papinhas: caldo de feijão, arroz e carne; legumes e carne; e abóbora, feijão preto e peito de frango. O teste não consegue determinar se a quantidade encontrada pode ou não causar algum dano aos bebês. O problema é que, como a substância é PROIBIDA no Brasil, ela não deveria ser encontrada em NENHUMA quantidade nessas papinhas.

Publicidade

Foram analisadas 50 amostras de alimentos para bebês vendidos nos supermercados do estado de São Paulo. A cipermetrina, que é um inseticida comumente usado nas lavouras de milho e soja, por exemplo, foi detectada em uma papinha à base de inhame e morango. A quantidade de 10,3 μg kg -1 estava ligeiramente acima do nível máximo de resíduo estabelecido pela União Européia, que é de 10 μg kg -1. 

De acordo com o artigo publicado, "A detecção deste inseticida em uma das amostras analisadas em um nível acima do limite estabelecido indica a importância do monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos para bebês para garantir a segurança alimentar [...] Além disso, cerca de 68% das amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos, mas em baixas concentrações".

Publicidade

Ainda segundo o estudo, evidências sugerem que os pesticidas atuam principalmente no sistema nervoso, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Doenças como câncer e disfunções nos sistemas endócrino e reprodutivo também estão associadas aos defensivos.

Legumes cozidos no vapor (20 minutos máx.) + ovo mexido = refeição orgânica, barata e rápida para o seu bebê
Legumes cozidos no vapor (20 minutos máx.) + ovo mexido = refeição orgânica, barata e rápida para o seu bebê Legumes cozidos no vapor (20 minutos máx.) + ovo mexido = refeição orgânica, barata e rápida para o seu bebê

Saber minimamente a procedência do que estamos comprando ajuda a evitar a exposição ao veneno. É sempre melhor comprar e preparar produtos frescos. Melhor ainda se forem cultivados sem defensivos. Dizer que os orgânicos são mais caros que as tais papinhas industrializadas é uma falácia.

O potinho de 115 gramas da papinha mais consumida no país custa cerca de R$ 8,00 no supermercado. Com R$ 8,00 é possível comprar quase 1 quilo de ingredientes orgânicos para preparar a mesma receita dessa mesma papinha com um ingrediente a menos: o agrotóxico.

Qual é a sua desculpa? Tempo?

Me segue lá no meu blog, o @ehdecomer, para mais dicas de alimentação saudável e sustentável pra você, pra sua família e pro seu bebê.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.