É de comer Detalhes na cozinha que fazem diferença na imunidade

Detalhes na cozinha que fazem diferença na imunidade

Em meio ao caos viral, este blog traz dicas de alimentos que podem ser incorporados no dia a dia para fortalecer a saúde e combater inflamações. Nada complexo. Basta uma pitada de atenção

  • É de comer | Camé Moraes para R7 - @ehdecomer

Gengibre e cúrcuma: aliados do sistema imunológico

Gengibre e cúrcuma: aliados do sistema imunológico

Pixabay

É Ômicron, H3N2, influenza B, resfriado, flurona...
É tanta virose atacando nosso sistema imunológico que a gente nem sabe mais como reagir a cada espirro ou dor de cabeça que possa aparecer. Nesta semana, o número de internados em unidade de terapia intensiva (UTI) por Covid-19 em hospitais municipais de São Paulo quase triplicou em apenas 24 horas.

Os relatos de gente que passa mais de 12 horas numa fila de UBS para conseguir atendimento para sintomas gripais são regra, e não exceção. Nos hospitais particulares, o mesmo cenário. As doenças são tantas e tão generalizadas quanto os memes sobre elas nas redes sociais. Rir é bom, mas rir de tudo é desespero, já diria Frejat.

Além da vacina, da máscara, do isolamento social, o que a gente pode fazer é tentar reforçar, mais uma vez, a nossa alimentação. E não é preciso muito esforço ou receitas malucas para incorporar a pratos do dia a dia ingredientes que ajudam a nossa imunidade. E, para a gente não rir de desespero, eu pensei em trazer algumas dicas na coluna de hoje aqui...

Acrescentar um pedaço de gengibre a sopas e caldos ajuda!

Acrescentar um pedaço de gengibre a sopas e caldos ajuda!

Pixabay


São coisas simples, mas que ajudam, como, por exemplo, acrescentar um pedaço generoso de gengibre ao caldo da sopa que costumamos tomar de noite. Ou simplesmente trocar o vinagre da salada por meio limão espremido, todos os dias (acrescentar a outra metade a um copo de água com gás também faz bem). É vitamina C e ácido fólico, da forma mais corriqueira que podemos ingerir. Essas são duas coisas que já faço por hábito e têm fundo científico, sim. O gengibre, por exemplo, tem ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante: “Diminuindo a sensação de enjoo, vômito, dores de cabeça, melhora a imunidade e auxilia na desintoxicação do organismo. Pode ser utilizado como chá, em cápsula, em pó, in natura, suco, ou ainda na preparação de sopas e refogados. Se preferir tomar o chá, o consumo deve ser de aproximadamente 500 ml ao dia, fracionado em cinco doses após as refeições”, segundo a nutricionista Cintya Bassi, supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde.

Cyntia Bassi, nutricionista

Cyntia Bassi, nutricionista

Divulgação

Pedi a ajuda da Cintya para explicar as propriedades desses alimentos que podemos incluir cotidianamente na nossa dieta. A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é outro exemplo. Durante a pandemia eu virei a doida da cúrcuma — mas não gosto muito dessa ideia de shot diário que muitas blogueiras adotaram. Parece remédio e é um ingrediente tão bom que pode ser usado para dar sabor à comida. Colocá-la nos legumes, na carne, no arroz me parece a melhor saída.

Uma batata-doce em rodelas assada na airfryer por 20 minutos, com azeite, cúrcuma, páprica defumada e pimenta-do-reino, fica simplesmente maravilhosa. Eu uso uma colher de chá de cúrcuma, a mesma quantidade de páprica e primenta-do-reino a gosto, para cada três batatas-doces. “A cúrcuma, especialmente através da substância presente curcumina, apresenta ação anti-inflamatória, além de atuar como antioxidante combatendo os radicais livres. Pode ser utilizada em cápsulas ou como tempero, intensificando o sabor de preparações, como carnes vermelhas e brancas, arroz, sopas e hortaliças”, explica a nutricionista.

Benefício da cúrcuma é potencializado com pimenta-do-reino

Benefício da cúrcuma é potencializado com pimenta-do-reino

Pixabay

Ela ainda dá uma dica de lanche:
“O Golden Milk, além da cúrcuma, leva pimenta-preta, que, segundo alguns estudos, intensifica muito os benefícios da especiaria”.

Segue receita do Golden Milk:
Ingredientes
½ xícara (chá) de leite de vaca (ou bebida vegetal de preferência)
1 colher (sopa) de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó
½ colher (sopa) de gengibre em pó (ou um pedaço pequeno de gengibre fresco)
½ colher (sopa) de canela em pó
Pitada de pimenta-preta
1 colher (sopa) de mel, melado de cana ou o açúcar de preferência (opcional)

Modo de preparo

1- Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e aqueça-os em fogo baixo até ferver por cerca de 5 minutos.
2- Transfira o líquido para uma xícara, deixe amornar e consuma.


Derivados de leite
A nutricionista também ressalta a importância de consumir iogurtes e leites fermentados para ajudar o sistema imunológico. “Eles possuem probióticos, os chamados lactobacilos, que são micro-organismos benéficos, que atuam no intestino, fortalecendo a flora intestinal, onde a maior parte das nossas células de defesa é produzida”, explica.

E, acima de tudo, INGERIR LÍQUIDOS. “Um hábito, que costuma ser negligenciado por muitos, é a hidratação. Manter o corpo hidratado é importante para o bom funcionamento do intestino, já que, sem o líquido, as fezes tendem a ficar mais ressecadas e a atuação das fibras fica prejudicada; para aumentar a sensação de saciedade, o que pode auxiliar a reduzir o consumo de alimentos; para regular a temperatura corporal; para diminuir a retenção de líquidos porque auxilia na eliminação de sódio e impurezas pela urina. Ainda auxilia na renovação celular, mantendo a pele com aparência saudável; favorece a distribuição dos nutrientes pelos órgãos; evita o surgimento de doenças como os cálculos renais e melhora a microcirculação, reduzindo o surgimento de problemas como celulite”, finaliza Cintya.

Abaixo, algumas receitas de sucos detox que a nutricionista recomenda.

Sucos com vitamina C e alimentos anti-inflamatórios

Sucos com vitamina C e alimentos anti-inflamatórios

Pixabay


Suco revitalizante
 folhas de couve
 5 folhas de hortelã
100 ml de água de coco
2 kiwis descascados
gelo e adoçante natural a gosto

Modo de preparo: bater no liquidificador, coar e consumir em seguida.

Suco para fortalecer o sistema imunológico
4 fatias de abacaxi
1 maçã picada
suco de ½ limão
1 folha de alface
1 colher de café de gengibre ralado

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador, coe e adoce a gosto.

Suco com vitamina C e termogênico
suco de 2 maracujás
suco de 2 limões
150 ml de água filtrada
½ xícara de couve picada
gelo a gosto

Modo de preparo: bata no liquidificador a couve com a água e, em seguida, acrescente os outros ingredientes até que a mistura fique homogênea. Sirva em seguida.

Suco diurético
-¼ prato de sobremesa de couve-manteiga, higienizada e picada
1 fatia grossa de melão
250 ml de água de coco
1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado
¼ de colher de sopa de suco de limão
¼ de maçã
cubos de gelo

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Adoce a gosto e consuma em seguida.

Mais dicas? Me siga lá no meu insta! o @ehdecomer

Últimas