Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coronavírus foi detectado em uma asinha de frango, e daí?

Governo chinês emitiu um comunicado informando que achou vestígios de Covid-19 em embalagem de frango congelado, com origem brasileira. Mas isso quer dizer o quê?

É de comer|Do R7

Frango assado não transmite coronavírus
Frango assado não transmite coronavírus Frango assado não transmite coronavírus

Você come frango cru? Você manuseia o frango cru e, na sequência, passa a mão suja daquela meleca gosmenta no rosto? Se a resposta for negativa (espero), não há risco de contaminação. A Organização Mundial de Saúde já se pronunciou em diversas ocasiões sobre a improbabilidade de transmissão do vírus por alimentos. Ainda mais quando cozinhamos esses alimentos. O vírus não sobrevive a temperaturas acima dos 70 graus, que é quando começa a cocção. A China vem reiteradamente embargando lotes de proteína animal de origem estrangeira com o argumento de que amostras de covid-19 foram encontradas em embalagens. Em julho, proibiu a importação de produtos de seis frigoríficos brasileiros. Depois, foi a vez de vetar compra de frango de uma fabricante norte-americana. A “barrada no baile” da vez é a Aurora, terceira maior produtora de aves e suínos do país. A contaminação teria se dado no processo de embalagem, segundo A Associação Brasileira de Proteína Animal. A divulgação desses dados não ajuda em nada na prevenção da pandemia. Pelo contrário, só espalha desinformação e prejudica a indústria aviária, que vem sofrendo baques na queda da exportação, este ano.

Frango assado de domingo, do Debetti
Frango assado de domingo, do Debetti Frango assado de domingo, do Debetti

As exportações de carnes suína e bovina tiveram alta de 34,2% e 23% respectivamente, em julho, em relação a julho de 2019, segundo balanço dessa semana do Ministério da Agricultura.

Já as exportações de carne de frango tiveram queda de 27,2% nesse período. Por isso a preocupação, que na onda do comunicado chinês, outros países decidam suspender a importação das aves brasileiras.

Engraçado é que surtos contínuos de gripe aviária ainda estão sendo registrados no Afeganistão, China, Taipei, Índia, Coréia, Filipinas e Vietnã. E pouco se fala disso. Aliás, nenhum alerta por parte da China, na mesma proporção. É de se pensar, no porquê.

Publicidade

Dito isso, deixo aqui, na minha coluna de hoje, dicas de onde comer um bom frango assado de delivery, em São Paulo. Afinal, se for bem assado e temperado, que mal tem?

Comecemos pelo galeto do Guarita, bar em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Bem temperado e macio, vem com uma saladinha de batata, vinagrete, farofa e duas long necks. Dá pra três pessoas. Aos finais de semana, o bar abre a partir das 16h e tem mesas ao ar livre, se você não quiser comer em casa.

Publicidade

Já o frango assado do Debetti é mais parrudo. Um frangão mesmo. Vem com batata bolinha assada e farofa. Dá pra umas 4 ou 5 pessoas. Peça em casa e reaproveite em salpicões, tortas, empadas durante a semana. É frango que não acaba mais. A pele é douradinha e a carne suculenta. O restaurante que fica no Morumbi, zona sul, ainda não reabriu para o público. Então, só há a opção delivery mesmo.

E tem o frango recheado do Borgo Mooca, no bairro homônimo, na zona leste. Ele é defumado na lenha e besuntado de tempos em tempos pelo churrasqueiro responsável. Só é feito aos sábados e domingos e é exclusivo do delivery. O da semana passada era recheado com farofa de pancetta, ovos e azeitonas.

Tudo uma delícia. Sem coronavírus. Para mais dicas, entra lá no meu instagram, o @ehdecomer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.