Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bubble tea: a gourmetização do sagu

Sensação nos cafés descolados e lotados de São Paulo, as bebidas à base de "bubbles" ou pobá, levam a versão gourmet do bom e velho sagu

É de comer|Camé Moraes - @ehdecomer para o R7

Bubble tea, Pobá, Boba ou sagu na bebida
Bubble tea, Pobá, Boba ou sagu na bebida Bubble tea, Pobá, Boba ou sagu na bebida

Basta dar uma caminhada pelos Jardins em São Paulo ou então no tradicional bairro da Liberdade para se deparar com filas que dobram a esquina para entrar em uma loja toda branca, minimalista na decoração. O destaque do balcão fica por conta dos doces multicoloridos e dos funcionários frenéticos tentando atender o público que lota o local seja dia, noite, final de semana ou em plena segunda-feira. A We Coffee tem unidades nesses dois bairros em São Paulo e, pode-se dizer que é um sucesso vendendo shakes, cafés e chás gelados dos mais variados tipos.

Loja da We Coffee vende chás e cafés com as pérolas de tapioca
Loja da We Coffee vende chás e cafés com as pérolas de tapioca Loja da We Coffee vende chás e cafés com as pérolas de tapioca
Bubble-Shake com pérolas de tapioca ou pobá
Bubble-Shake com pérolas de tapioca ou pobá Bubble-Shake com pérolas de tapioca ou pobá

O ingrediente secreto de muitas das bebidas leva o nome de Bubbles ou Pobá, como é conhecido o na Ásia. Confesso que, quando experimentei pela primeira vez, estava desavisada da novidade e tomei um susto. O que será que colocaram no meu shake? Não bateram esse negócio direito? Tem umas bolotas...será que é mesmo pra engolir, mastigar? WTF????

Mas aí descobri que as tais bubbles ou pérolas, como o pessoal do marketing gosta de chamar, são bolotas de tapioca. Pra bom entendedor, bolotas de tapioca nada mais são do que uns “sagus” bombados. Eu sempre adorei sagu, então nada mais natural que eu goste dos “ pobá-shakes”.

A febre dessa bebida cheia de pobá não está restrita só às lojas da We Coffee. Outras cafeterias mais genéricas de São Paulo aderiram à moda que começou lá fora. O mercado de bubble tea estava avaliado em 2.2 bilhões de dólares ano passado, segundo a consultoria intenacional IndustryArc. Japão, China e Coréia anteciparam essa tendência. Aliás, na China teve até um caso de um jovem que foi parar no hospital depois de consumir bebidas à base de tapioca em excesso, em 2019– imagine você a quantidade de “bubbles” que o sujeito ingeriu para ficar com o sistema digestivo entupido.

Publicidade

Não se deve consumir bubbles ou sagu em excesso, e disso toda vovó sabe – faltou explicar pra molecada que agora toma os shakes que nem água.

Fato é que o saguzão ganhou seguidores por aqui dispostos a passar mais de uma hora na fila da cafeteria gourmet. As bebidas vendidas com esse ingrediente geralmente custam na casa dos vinte reais - como os Salty Cream e o Milk Tea. Existem versões com pérolas de agar,agar- uma gelatina de alga – mais leve que a tapioca. Os copos trazem esse novo conceito de chá, shake, café - altamente instagramável. Resta saber se terão uma sobrevida superior às paletas mexicanas, temakerias e outras modas gastronômicas que assim como vieram, se foram. Parecem, a princípio, ter uma sobrevida maior. A ver.

Quer saber mais? Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.