5 dicas de ouro para montar um bar em casa

Equipamentos, bebidas e tudo que você precisa saber para ingressar no mundo da boa coquetelaria caseira

  • É de comer | Do R7

Dicas para montar um bom bar em casa

Dicas para montar um bom bar em casa

Pixabay

Ainda Não tem coragem de sentar em uma mesa de barzinho e pedir uns bons drinks? Não tem problema. Faz em casa. Se teve uma coisa que eu aprendi durante a quarentena foi a montar um bar para me aventurar no mundo da coquetelaria.
Pra começar é importante ter alguns elementos básicos para preparação de bebidas. Itens que você consegue comprar facilmente online e receber em segurança. Atenção então para 5 dicas de ouro para beber no conforto do lar.
Dica número 1:
Tenha à disposição copos adequados para diferentes tipos de drink. Você precisa, no mínimo de 5 versões: um copo baixo, tipo de uísque, para servir coquetéis como Negroni, Uísque sour, Pisco sour, Old fashioned. Uma taça coupé (ou de martini): para servir Dry martini, Vesper, Cosmopolitan, Gimlet. Um copo longo: para drinks mais altos, como Mojitos e Gin fizz. Uma taça grande, larga, para Gin tônica. E uma flute -  para drinks com champagne, como o French 75, por exemplo.
Dica número 2:
Invista em equipamentos de coquetelaria. Você precisa de pelo menos: um mixing glass, uma bailarina, um shaker (ou coqueteleira, de preferência aquele com dois copos que se encaixam), um strainer (para que pedaços de gelo batido não caiam na sua taça dando um aspecto zoado ao seu drink). Ah, claro, o dosador – para você conseguir fazer os drinks com a proporção certa.
Dica número 3:
Tenha bons álcoois de base para seus drinks. Você não vai a lugar nenhum com um bar sem um bom gin (sugestão: Tanqueray e Hendricks), uma boa cachaça (Sugestão: Maria Izabel e Santa Teresinha) e um Bouborn (Sugestão: Makers Mark). É o mínimo. Eu aconselho ainda ter um Brandy (ou Conhaque) e Rum. Esses destilados são a base de muitos coquetéis. Mas você vai precisar de algumas outras bebidas, para “temperar” suas receitas.
Dica número 4:
O que vai mudar os seus coquetéis: campari, aperol, bitters e vermouth (Uso Noilly Prat – branco e seco e Martini Rosso). Fora esses engarrafados que acrescentam sabor, você sempre vai precisar de pelo menos um cítrico: limão e laranja (a casca pelo menos), um xarope de açúcar (dilua açúcar em água quente 1:1 ou 2:1). Eu não dispensaria azeitona (e a salmoura dela para fazer um bom Dirty Martini).

Bons drinks precisam de muito gelo

Bons drinks precisam de muito gelo

Ice4PROS

Dica número 5:
Muito gelo. Sempre tenha muito gelo em casa e se quiser fazer um coquetel especial, com gelo de cubo grande no centro do copo, a dica é o I4PROS. Eles fazem delivery em SP de gelo em diferentes formatos, como diamante, bola, cubo. Têm também opções de gelo defumado, que acrescenta sabor ao drink.
Com esses elementos, que não são poucos, você já pode dizer que tem um bar digno de uma quarentena longe das ruas. Para receitas de drinks, eu costumo seguir as dicas de alguns entendidos no assunto, que publicam constantemente vídeos no youtube e instagram, como o Boteco do JB, Danilo Nakamura, a Néli Pereira e o Gabriel Santanna. Eles dão o passo a passo de vários coquetéis nos canais deles. Mas maneire: o esporte é caro, você pode perder a mão e exagerar na bebida. Afinal, um drink leva ao outro.


No meu insta, o @ehdecomer eu também deixo minhas receitas de drinks preferidos e público descobertas no mundo coqueteleiro. Me siga lá.
E se você ficou com vontade de experimentar um drink em casa, para começar, sugiro o Dry Martini. Um Clássico. Minha versão leva bastante vermouth (aliás, Dry Martini não tem versão certa, depende do gosto)


DRY MARTINI
Equipamentos: mixing glass, strainner, bailarina, dosador
Bebidas: 60 ml de gin, 30ml de Noilly Prat, 2 dashes de bitter de laranja (dispensáveis, se você não tiver), 2 azeitonas verde. Para um Dirty Martini (meu preferido), acrescente 15 ml de salmoura de azeitona. Mexa bem com bastante gelo no mixing glass. Sirva em uma taça coupé gelada e acrescente as 2 azeitonas. Há quem faça esse drink com 100ml de gin e 15ml de Noilly Prat. Eu acho forte.

Últimas