Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você tem exercitado sua gordura corporal?

Todo nós temos células de gordura. Mas quanto mais exercícios a gente fizer, maior a chance de ter células de gordura saudáveis. Por Gretchen Reynolds

Como Ser Saudável|Do R7

Conta uma coisa pra mim.. Sua gordura corporal está em forma?

Não sabe o que significa isso? Vamos lá!

De acordo com uma nova ciência, ser fisicamente ativo altera a gordura em nível molecular de maneira a melhorar a saúde da gordura, não importando o peso ou a forma de alguém. “A gordura saudável não tem a ver com a quantidade de gordura que alguém carrega", disse Jeffrey Horowitz, professor da Universidade de Michigan, que estuda exercícios e metabolismo. "É sobre o quão bem essa gordura funciona. Uma pessoa que tem gordura mais saudável está muito melhor do que alguém com o mesmo percentual de gordura corporal cuja gordura não é saudável.”

Mas como saber a diferença entre gordura saudável e gordura disfuncional? Horowitz explica de forma simples e clara: “Quanto mais pequenas as células de gordura, melhor."

Publicidade

As grandes células de gordura, já estão cheias de gordura. Como não conseguem armazenar muito mais, tendem a vazar alguns de seus conteúdos na corrente sanguínea. Esses conteúdos malígnos se alojam em outros órgãos, como o coração, os músculos ou o fígado. Já as pequenas células de gordura podem se expandir, sugando a gordura em excesso do seu sangue. 

As células de gordura saudáveis ​​contêm mitocôndrias ativas, que convertem oxigênio e alimentos em energia celular. Em geral, quanto mais mitocôndrias, mais saudável e resistente será qualquer célula, incluindo as células de gordura. 

Publicidade

Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado em junho trouxe uma clareza: você não precisa perder peso ou gordura para tornar a gordura corporal que você já possui metabolicamente mais saudável. Após análise da gordura abdominal de homens jovens e sedentários, homens sedentários mais velhos e homens mais velhos fisicamente ativos, os pesquisadores constataram que a saúde mitocondrial dos homens mais velhos e sedentários estava relativamente ruim.

Mas as células de gordura dos homens fisicamente ativos continham muitas mitocôndrias, mais ainda do que no tecido adiposo dos homens jovens, de modo que suas células de gordura, em geral, eram mais bem supridas de energia. Seu tecido adiposo também mostrou menos sinais de inflamação incipiente do que a gordura dos homens inativos, independentemente da idade.

Publicidade

“O treinamento físico significou mais mitocôndrias e mitocôndrias com melhor funcionamento” e, em essência, gordura mais saudável, disse Anders Gudiksen, professor de biologia celular da Universidade de Copenhague, que liderou o estudo.

Essas pesquisas mostram pra gente, mais uma vez, a importância de praticar atividade física. O movimento beneficia a gordura, assim como o resto do corpo. E notavelmente, você não precisa perder peso ou gordura para tornar a gordura corporal que você já possui metabolicamente mais saudável. Bora treinar gente!!!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.