Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você sabe checar os novos rótulos dos alimentos?

A embalagem da maioria dos alimentos ficou de cara nova. As alterações tem o objetivo de mostrar ao consumidor o conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.

Como Ser Saudável|Do R7

Você sabia que desde 9 de outubro os rótulos dos alimentos estão diferentes? Isso porque a Anvisa fez uma imposição a todas as marcas de produtos alimentícios para assegurar ao consumidor o acesso a informações claras e atualizadas sobre as características dos produtos, bem como seus benefícios e malefícios. 

A adoção da rotulagem nutricional frontal causou (na verdade eu acho que ainda causa) alvoroço em profissionais da saúde e pessoas que, como eu, já se preocupavam em ler os rótulos dos alimentos procurando por opções menos prejudiciais à saúde. "Quando fazemos uma seleção pelos rótulos, podemos de uma certa maneira, decidir o que menos irá nos prejudicar ou reduzir o impacto inflamatório", explica a nutricionista Leticia Manduca.

Agora, na visão frontal da embalagem, tem uma lupa informando quais ingredientes estão em alta naquele produto, com destaque para:

- açúcares adicionados (maior ou igual a 15g);

Publicidade

- gorduras saturadas (maior ou igual a 6g);

- sódio (maior ou igual a 600 mg). 

Publicidade

Estes ingredientes que aparecerão em destaque são os chamados nutrientes cítricos. "Se cosumidos em excesso, podem desencadear doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto", alerta Leticia.

nutricionista Leticia Manduca
nutricionista Leticia Manduca nutricionista Leticia Manduca

A nutricionista ainda complementa: "o excesso de sódio pode ocasionar hipertensão. Os carboidratos estão associados ao risco de diabetes e o índice de gordura está relacionado ao colesterol. Alertas que podem mudar o estilo de vida do indivíduo."

Publicidade

Mas será que, com as mudanças, o brasileiro vai mesmo comer menos açúcar, sódio e gordura? Mesmo com essa nova regra nos rótulos, ainda há muito o que melhorar em prol da redução de doenças crônicas e, principalmente, escolhas mais conscientes no supermercado.

Agora eu quero saber: você já tinha o hábito de olhar os rótulos dos alimentos?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.