Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TREINAR COM FRIO É POSSÍVEL?  SIM!!

Os treinos não precisam terminar quando o frio chega. Por isso, aprenda a tornar seus treinos à prova de inverno!

Como Ser Saudável|Do R7

Vai pensando que treinar em dias frios é tranquilo.. Mesmo para pessoas como eu, que amam treinar, abandonar a cama quentinha pela manhã ou resistir ao sofá no fim do dia são realmente desafios a serem enfrentados.

Mas então como vencer essa preguicinha e conseguir manter os treinos mesmo nos dias mais gelados?

Conversei com Jones Villacrez, que é Personal Trainer Especialista em Saúde, Reabilitação e Performance. "O primeiro passo é assimilar que você deve manter a consistência nos treinos. Para isso, um exemplo é realizar atividades indoor de alto gasto calórico como corrida e ciclismo que podem ser uma saída quando as temperaturas caem", pontua Jones.

Jones Villacrez é Personal Trainer especialista em Saúde, Reabilitação e Performance
Jones Villacrez é Personal Trainer especialista em Saúde, Reabilitação e Performance Jones Villacrez é Personal Trainer especialista em Saúde, Reabilitação e Performance

Fazer exercícios no inverno ajuda a perder aqueles indesejáveis “quilinhos” extras, pois treinar em dias frios faz seu corpo queimar mais calorias porque ele precisa regular a temperatura do corpo enquanto treinamos!

Publicidade

Outra preocupação é com a vestimenta que precisa garantir conforto ao treinar no frio. "Usar roupas com tecidos específicos que retenham calor ajudam a regular a temperatura do corpo, mesmo quando o tecido fica molhado de suor. Por isso, evite roupas pesadas como casacos e blusas de lã", explica Villacrez. E para quem tem o costume de praticar atividade física ao ar livre, Jones complementa: "Moletons são uma boa alternativa e junto com eles um bom par de luvas caso você não queira que suas mãos fiquem geladas!"

E tem mais um ponto importante: os dias frios são convidativos para comermos mais e estocarmos mais energia, que se não foram gastas ativamente, podem virar gordura. Por isso, nesta época, os treinos precisam ser mais intensos. "Busque atividades que elevem seu metabolismo e que ajudem a ganhar massa muscular. Por exemplos HIITs (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) e Musculação", aconselha o personal. E eu queestiono: musculação? "Sim! A musculação pode ser um caminho para você que ainda não imagina os benefícios que ela pode te proporcionar com métodos que podem te dar resultados ótimos durante os meses de inverno, por exemplo", encoraja Jones.

Publicidade

Mais um bom motivo para vencer a preguiça e treinar no frio, especialmente quando for atividade ao ar livre, dá mais força para treinar as respostas imunológicas do corpo, te tornando mais resistente aos efeitos da exposição, como resfriados, irritações respiratórias e cutâneas.

Não interromper a rotina de exercícios durante o inverno é importante para quem pratica esportes. Aquele famoso ditado "Corpo do verão se conquista no inverno" é a mais pura verdade. Treinar durante os meses mais frios do ano oferece o benefício de não ter que reconstruir a forma física do zero quando o verão chegar.

Viu só quantos benefícios? Bora colocar seu casaco e partiu treino!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.