Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como respirar corretamente durante os treinos

Existe uma técnica que devemos seguir para aumentar o desempenho e se sentir melhor ao praticar exercícios físicos

Como Ser Saudável|Do R7

Respirar é algo tão natural que a gente nem se lembra que está realizando qualquer movimento para tal. Mas basta praticar algum exercício ou até mesmo realizar alguma tarefa que exija mais esforço, que lembramos da respiração. Isso acontece pois fica mais difícil respirar quando o esforço aumenta.

O ato de respirar envolve inalar para encher os sacos de ar dentro dos pulmões. Estes sacos, chamos alvéolos, são preenchidos com o oxigênio que entra, que será trocado com dióxido de carbono no sangue no nível celular. Depois, o oxigênio é bombeado para o sangue e distribuído por todo o corpo, enquanto o gás carbônico é expelido na expiração. Mas os pulmões não podem executar esse processo por conta própria. "A respiração requer a ajuda de muitos músculos, como o diafragma. Esse processo é automático porque o cérebro tem sensores que detectam reduções no oxigênio no sangue e vão responder 'dizendo' ao corpo para respirar mais rápido e mais fundo”, explica William Roberts, MD, diretor do Programa de Medicina Esportiva da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota.

Os benefícios da respiração adequada durante os treinamentos são muitos: melhoram potencialmente o desempenho do exercício, traz enormes benefícios psicológicos para ajudar a aumentar a tolerância ao exercício, melhora o humor positivo e incentiva cada vez mais os hábitos de treinamento dos esportistas.

Então como respirar corretamente? Vamos lá:

Publicidade

- para iniciantes: a melhor maneira de respirar corretamente é não pensar demais, diz Gordon Bakoulis, treinador e finalista da seletiva olímpica de 1992 nos EUA. Faça respirações relaxadas e rítmicas. Não se prenda demais ao seu ritmo. Mantenha a boca aberta e não se preocupe com o ar que entra e sai, porque a maioria das pessoas faz as duas coisas. Mantenha uma boa postura. Uma postura alta e ereta ajuda você a respirar melhor e a manter a forma adequada.

- para intermediários: praticar "esforço de conversação". Faça exercícios de longa duração com um parceiro. Esses treinamentos exigem um ritmo de conversa sustentado, e a melhor maneira de fazer isso é praticar exercício com um amigo e conversar o tempo todo. "Eles não devem respirar com tanta força que não consigam falar confortavelmente, ou não conseguirão terminar a corrida", diz Bakoulis. 

Publicidade

- para profissionais: prestar atenção especial à profundidade das respirações enquanto treina. Concentre-se na respiração que começa no fundo da barriga e não no peito - mesmo que pareça contraditório para o ritmo do treinamento.

Importante: Se você sente falta de ar constantemente durante as corridas, é possível que tenha asma induzida por exercícios, por isso é melhor consultar seu médico ou um especialista em medicina esportiva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.