Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RESTRIÇÃO ALIMENTAR X COMPULSÃO

Como Ser Saudável|Do R7

Quando você pensa em dieta, automaticamente você pensa em restrição, certo? Afinal, a palavra dieta remete à emagrecimento, que remete a comer menos, ou seja restringir. Para alguns, o significado da palavra dieta vai além: sofrimento. Mas calma!! Se você é uma dessas pessoas que liga dieta à sofrimento então preciso lhe dizer: você está fazendo errado! 

E antes que você se revolte com minha afirmação, aqui vai outra: eu também faço dieta. Ok que são dietas pontuais, mas sem sofrimento. E sabe por que? Simples. Porque são dietas por curtos períodos e sempre muito equilibradas. Nada de exageros. Nada de inúmeras restrições como inúmeras dietas da moda propõem. 

Todo mundo, em algum momento da vida, passa por alguma privação. Mas focarei em privação de comida. Por exemplo: você resolve seguir uma dieta da moda que proibe comer pães e massas. Passados os dias impostos de restrição, advinha a primeira coisa que ocê vai querer fazer? Comer um lanche, um pratão de macarrão, pedaço de bolo, tudo no mesmo dia! Isso acontece porque a restrição exagerada faz com que essas comidas se tornem muito mais atraentes.

Para entender melhor, conversei com a nutricionista Letícia Manduca. Ela esclareceu algumas dúvidas importantes.

Publicidade
Letícia Manduca
Letícia Manduca Letícia Manduca

Letícia, conta pra gente, dietas restritivas funcionam?

Não recomendo algo muito restritivo. Para o sucesso no tratamento nutricional, é necessário englobar preferência alimentar, estilo de vida, orçamento, necessidades orgânicas. E tudo isso varia de pessoa para pessoa. Em alguns casos sim, podemos adaptar quando trata-se de imc, obesidade ou por alguma patologia, como por exemplo: hipercolesterolemia ou diabetes e esteatose hepática. Necessitam de restrições para o tratamento do paciente com ou sem uso de medicação.

Publicidade

Por que essas restrições geram compulsão?

Por se tratar de uma mudança rápida de comportamento, muitas vezes sem critérios no foco ou objetivo do paciente. Uma avaliação contínua do recordatório alimentar é necessária para entnder o modelo de saúde mental. Nós recomendamos pequenas mudanças nos primeiros 21 dias iniciais de dieta, para assim ter uma adaptação mais contínua.

Publicidade

Podemos dizer que é a restrição de um grupo específico de alimentos que gera a compulsão ou de uma forma geral isso pode acontecer?

Na maioria das vezes, dieta com restrição de carboidratos tem uma maior predisposição a gerar compulsão alimentar.

E Letícia, como conciliar uma dieta mais restrita, para perder peso, sem ocasionar um problema como a compulsão alimentar ? 

Em primeiro lugar, manter um controle de pesos e medidas semanal ou quinzenal, ter um cardápio variado e começar aos poucos a restrição em termos de calorias. Na sequência, gramatura de carboidratos e demais grupos alimentares. Um cardápio variado e acessível torna possível manter os bons hábitos dentro da rotina, seja alimentar ou exercícios.

Para finalizar, qual dica você dá para quem está acima do peso e quer iniciar uma dieta?

Primeira coisa a se fazer é procurar um especialista em dietas e cuidados com a saúde, entender quais são as necessidades orgânicas através de exames clínicos, mudar os hábitos e a rotina gradativamente. Manter uma rotina de compras semanais e criar metas de ingestão de alimentos mais saudáveis na semana. Sem dúvidas, trarão excelentes resultados.

Agora vem a minha dica final: procure sempre o auxílio de um profissional. Tome muito cuidado ao seguir dietas da moda, isso pode lhe trazer problemas no futuro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.