Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quer ficar longe daquele resfriado ou até mesmo uma pneumonia? Exercite-se!

Um novo estudo afirma que a prática de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular reduz o risco de morrer de gripe e pneumonia em 48%

Como Ser Saudável|Do R7

Mais um motivo para você incluir na lista de benefícios de praticar atividade ísica: permanecer ativo pode ajudar a prevenir o risco de morte por gripe e pneumonia, de acordo com uma nova pesquisa.

Um estudo publicado recentemente no British Journal of Sports Medicine, revelou que exercícios físicos regulares evitam em até 48% o risco de morte por gripe ou pneumonia.

Mas quanto tempo e que tipos de exercícios devemos fazer para que nosso corpo comece a adquirir essa imunidade? Os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica moderada e dois ou mais dias de atividades moderadas de fortalecimento muscular por semana, de acordo com as Diretrizes de Atividade Física para Americanos publicadas pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

Cumprir as recomendações de atividade aeróbica e de fortalecimento muscular reduziu o risco associado à morte por gripe ou pneumonia em quase metade, mas cumprir apenas a meta de atividade aeróbica foi associado a um risco 36% menor, de acordo com o estudo. “Este estudo também é consistente com os vários estudos que mostram que o exercício regular reduziu drasticamente o risco de morte relacionado à covid-19 de maneira semelhante”, disse Dr. Robert Sallis, professor de medicina familiar da Escola de Medicina Kaiser Permanente Bernard J. Tyson, na Califórnia. 

Publicidade

Ok, Renata. Mas não tenho tempo de praticar 150 minutos semanais. 

Tudo bem! Mesmo que você não consiga atingir a quantidade recomendada, algumas atividades ainda podem fornecer mais proteção do que nenhuma, de acordo com esse mesmo estudo. "Também descobrimos que qualquer nível de atividade física aeróbica, mesmo abaixo do nível recomendado, reduz o risco de morte por gripe e pneumonia, em comparação com nenhuma atividade aeróbica", disse Dr. Bryant Webber, epidemiologista da Divisão de Nutrição, Atividade Física e Obesidade do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. "Fazer 10 a 149 minutos por semana de atividade física aeróbica foi associado a um risco 21% menor de morte por gripe e pneumonia", reitera Webber.

Publicidade

Outra pergunta que pode surgir. Mas que tipo de exercício eu preciso praticar para alcançar esses benefícios? Simple, qualquer coisa que ative sua frequência cardíaca. Pode ser desde uma caminhada rápida, natação, ciclismo, corrida ou ercícios como levantar pesos, agachamentos. Subir escadas e trabalhos pesados ​​no quintal de casa podem, inclusive, contar como atividades de fortalecimento muscular.

Meu conselho: independentemente da idade ou do nível de condicionamento físico, a máxima é "movimentar-se mais e sentar-se menos”"

Bora se movimentar?!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.