Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quanto tempo leva para entrar em forma novamente?

Agora que o Carnaval acabou e o ano finalmente começou, chegou o momento de retomar a rotina saudável. Saiba como o corpo se recupera.

Como Ser Saudável|Do R7

Então, o ano no Brasil finalmente começou! Hora de retomar os treinos depois de um tempo de folga. Se você manteve um pouco da rotina de exercícios durante esse período, mesmo que em casa ou nos locais por onde viajou, você terá um certo "terreno" a recuperar quando voltar para a academia. Agora, se você esqueceu completamente o que é fazer um exercísio físico, daá a caminhada será um pouco mais longa.

Mas quer saber a boa notícia? Mesmo se você se sentir fraco e destreinado, você recuperará essa força e boa forma. "Comparado a alguém que nunca treinou, sua experiência lhe dá uma enorme vantagem que tornará mais fácil voltar à forma", explica o fisiologista do exercício, Walter Thompson. "Se você tirou algumas semanas de folga, você terá um pequeno arranhão em seu condicionamento cardiovascular e quase não perderá sua força. Você voltará ao normal rapidamente."

Quando esse período de pausa na prática de atividades físicas é maior, o tempo de recuperação aumenta e a perda de condicionamento é maior. Thompson cita um exemplo:" se você estava em boa forma antes da pausa, você terá perdido pelo menos 15% de sua aptidão cardiovascular e cerca de metade de sua força. Provavelmente levará alguns meses para voltar para onde você estava." E ressalta: "O que eu geralmente digo é, olha, você tirou um ano de folga. Não vai demorar um ano para voltar para onde você estava, mas você não está onde estava há um ano. Portanto, recue um pouco, geralmente digo entre um terço e metade do peso que você levantou e, em seguida, leve uma ou duas semanas para voltar à sua rotina regular. "

É claro que não existe regra para o tempo de recuperação, cada pessoa reage de uma maneira. O importante é retomar essa rotina de exercícios, pois a prática de atividade física regular traz inúmeros benefícios para a saúde. E sim, você irá recuperar sua antiga forma! Não vale desanimar!

Continua após a publicidade

Pensando nisso, quero deixar algumas dicas para te motivar nessa volta aos treinos:

* Não se culpe.

Continua após a publicidade

*Avalie suas perdas.

*Seja grato por quão longe você chegou.

Continua após a publicidade

*Faça um plano.

*Execute esse plano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.