Como Ser Saudável Porque você deve parar de adicionar sal a sua comida 

Porque você deve parar de adicionar sal a sua comida 

Acrescentar sal à comida na mesa está associado a uma expectativa de vida mais curta e a um risco aumentado de morte prematura, de acordo com um novo estudo.

PEXELS/ Bru-nO

Antes de você se desesperar e pensar em outras alternativas para preparar as suas receitas favoritas, calma. Um estudo publicado recentemente analisou o uso de sal adicionado à comida já pronta. Sabe quando você tempera a salada ou salga a batata-frita? Alguns até gostam de jogar aquela pitadinha de sal sobre o arroz ou a carne já grelhada. Esse tipo de hábito que os pesquisadores acompanharam e descobriram que quanto mais sal as pessoas adicionavam às suas refeições, maior a chance de morte prematura. Estas descobertas foram publicadas no European Heart Journal.

Consumir muito sal pode aumentar a pressão arterial, o que, por sua vez, pode desencadear doenças cardíacas, derrames e doenças renais. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que os adultos limitem sua ingestão de sódio a uma colher de chá de sal por dia. No entanto, as pessoas que consomem altos níveis de sal podem reduzir seu risco comendo mais frutas e vegetais, de acordo com o estudo.
Este estudo recente adicionou um nível maior de cautela contra adicionar mais sal ao seu prato. O principal autor do estudo, Lu Qi, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública e Medicina da Universidade de Tulane, complementa: “nossas descobertas estão alinhadas com estudos anteriores que mostram consistentemente que a alta ingestão de sódio está negativamente associada a vários resultados de saúde, como hipertensão e doenças cardiovasculares".

Mesmo que você não adicione sal ao seu próprio prato, você pode estar consumindo mais sódio do que deveria. Alimentos industrializados são os campeões em quantidade sódio. A substância  geralmente é usada para dar sabor, textura, cor e preservação. Portanto é importante ficar de olho nos rótulos para acompanhar a ingestão diária de sódio.

Você deve estar pensando: mas o sal faz tudo ter um gosto tão bom, alimentos prontos são tão práticos, como fazer? Minha de ouro! Cozinhar em casa. Preparar o próprio alimento é chave para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Você pode substituir o sal por misturas de ervas e especiarias, por exemplo. 

Não sabe quais especiarias usar? Responda a nossa enquente que volto com um posto todinho sobre isso. Que tal?!

Últimas