Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Não é apenas o que você come. Mas a hora do dia em que você come.

O horário da refeições interfere no peso, no apetite e até no risco de doenças crônicas

Como Ser Saudável|Do R7

(PEXELS/fauxels )

Crescemos ouvindo que é preciso ter uma alimentação balanceada para ser saudável. Mas agora podemos acrescentar outra informação à anterior: cientistas estão descobrindo que quando você come também pode fazer a diferença na saúde.

Estudos realizados recentemente mostram que, para uma saúde ideal, é melhor consumir a maior parte de suas calorias no início do dia, e não mais tarde — por exemplo, com um farto café da manhã, um almoço modesto e um pequeno jantar. Devido à maneira como nosso relógio interno funciona, nosso corpo está preparado para digerir e metabolizar os alimentos no início do dia. À medida que o dia avança, nosso metabolismo se torna menos eficiente. Pesquisas revelam que uma refeição consumida às 9h pode ter efeitos metabólicos muito diferentes do que exatamente a mesma refeição consumida às 21h. Os cientistas estão cada vez mais observando o horário das refeições e descobrindo que isso pode ter efeitos impressionantes no peso, no apetite, no risco de doenças crônicas e na capacidade do corpo de queimar e armazenar gordura. 

“Isso é algo que até recentemente ninguém em nutrição havia olhado — sempre foi o que você está comendo e qual é o conteúdo energético de sua comida ou os carboidratos, proteínas e gorduras”, disse Marta Garaulet, professora de fisiologia e nutrição na Universidade de Murcia, na Espanha, que estuda o horário das refeições e seus efeitos na obesidade e no metabolismo.

Com a correria diária, muitas pessoas pulam o café da manhã e comem demais à noite, quando o certo é fazer exatamente o oposto — ou pelo menos espaçar o jantar algumas horas antes de dormir.

Publicidade

Café da manhã de rainha, almoço de princesa e jantar de plebeia

Acredito que você já tenha ouvido esse ditado. E agora ele se faz mais verdadeiro do que nunca! A pesquisa sugere que fazer sua maior refeição do dia pela manhã ou à tarde, em vez de à noite, pode ser benéfico. Em outro estudo, publicado na Obesity Reviews, os cientistas analisaram dados de nove ensaios clínicos rigorosos que envolveram 485 adultos. Eles descobriram que as pessoas que foram designadas a seguir dietas nas quais consumiam a maior parte de suas calorias no início do dia perdiam mais peso do que aquelas que faziam o contrário. Elas também tiveram melhorias no açúcar no sangue, nos níveis de colesterol e na sensibilidade à insulina.

Publicidade

Eu sei que sair para jantar com o par ou receber os amigos em casa para comes e bebes é uma delícia, e por isso não devemos deixar de fazer essas atividades. Apenas precisamos que esses momentos sejam esporádicos, e não rotineiros.

Jantares leves para uma vida longínqua e saudável! 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.