Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como evitar e como se recuperar do esgotamento físico

Não importa se você é atleta profissional ou apenas praticante eventual. O esgotamento pode tirar a alegria da atividade física de qualquer pessoa.

Como Ser Saudável|Do R7

Praticar atividade física é extremamente benéfico para o ser humano; mas também há momentos que o corpo e a mente pedem uma pausa. Pausa essa, que não atinge apenas atletas olímpcos e/ou profissionais. Todos os dias, profissionais ou amadores, podem experimentar o esgotamento do treinamento e do exercício.

“Acho que, às vezes, os 'atletas' de fim de semana podem exagerar”, diz a psicóloga Jennifer Lager. “Esta não é a vida deles, então às vezes eles têm tempo limitado para se exercitar. E então eles tentam ser muito intensos sobre isso, e talvez não ouvir seu corpo pode levar ao esgotamento.”

Estudos mostraram que o excesso de treinamento e o perfeccionismo podem levar ao estresse prolongado e à fadiga mental e física – que é essencialmente o esgotamento do atleta. A maneira mais comum de avaliar o esgotamento é o Questionário de Burnout do Atleta , elaborado pelos pesquisadores de exercícios Thomas D. Raedeke e Alan L. Smith . trata-se de uma escala de 15 perguntas como:

- Eu me sinto muito cansado da minha agenda esportiva;

Publicidade

- Sinto-me tão cansado de treinar que tenho dificuldade em encontrar energia para fazer outras coisas;

- Não gosto mais de esportes como antes;

Publicidade

"Muitas vezes o exercício é uma saída em suas vidas, por isso é positivo", disse Steve Magness , um treinador de desempenho. “Mas quando esse equilíbrio muda, passa de uma saída para algo que está contribuindo para o estresse.”

Os sintomas mais comuns de que uma pessoa está passando por esgotamento físico incluem exaustão emocional e física, percepções de realização reduzida em relação ao esporte e desvalorização do esporte. “Eles podem estar procrastinando coisas que normalmente não hesitam em fazer", completa Magness.

Publicidade

Encontrar equilíbrio entre trabalho e descanso é fundamental. Pausa programadas são importantes para evitar prejuízos futuros. Inclua momentos de lazer e distração como parte do treinamento.

Mas caso você já esteja nesse quadro de esgotamento de exercícios e condicionamento físico não se desespere achando o esporte acabou para sempre. Faça uma pausa, procure acompanhamento profissional, reprograme suas prioridades e, muito em breve, você estará de volta com a disposição a mil!!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.