ATIVIDADE FÍSICA X VARIZES

A prática de exercícios físicos como aliada na melhora da dor e do inchaço nas pernas

Pexels

Acredito que alguma vez na vida você já tenha escutado a seguinte afirmação: "Musculação e atividades físicas mais intensas provocam varizes".
E de onde veio essa afirmação? Muitos atletas de fisiculturismo "desfilam" com seus enormes músculos e veias aparentes e, provavelmente, é daí que vem a idéia de que musculação provoca varizes. Porém é uma ideia equivocada!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com essa doença. "Varizes são veias insuficientes que não são capazes de conduzir o sangue de volta ao coração. Essas veias costumam dilatar, ficando muito aparentes e, na maioria das vezes, surgem pela combinação de uma condição genética favorável com fatores de risco", explica o doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior que é Cirurgião Vascular e Endovascular. 

Doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior

Doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior

Cirurgião Vascular e Endovascular

"Além de aparentes, as varizes podem causar dor, inchaço, formigamento, coceira, equimose e câimbras", alerta o doutor Moraes.  Podendo aparecer em outras partes do corpo como costas, abdômen, pescoço e braços, a predominância da doença é mesmo nos membros inferiores. A panturrilha tem uma função extremamente importante em nosso corpo: bombear o sangue das pernas para os membros superiores, algo semelhante a função do coração.  Se ocorre falta de contração dos músculos da batata da perna, o fluxo sanguíneo fica comprometido na região, além de obrigar o coração a fazer um esforço maior. 

Por isso a importância da prática de exercícios físicos, como enfatiza o cirurgião vascular Dr. Adjaldes: "A Atividade física está diretamente relacionada a melhora do trofismo muscular e especialmente quando nos referimos a musculatura da panturrilha, ocorre uma melhora substancial do retorno venoso dos membros inferiores pela ativação da bomba muscular da panturrilha. Atividade física é descrita na verdade como um fator de prevenção da insuficiência venosa."

Manter hábitos saudáveis também é importante, pois ajuda a evitar o surgimento de varizes. "Uma alimentão balanceada, manutenção do peso ideal, não fumar, evitar o uso de anticoncepcional hormonal e, claro, prática de eexercícios regulares, manterão o fluxo sanguíneo na região da panturrilha".        

Paciente com quadro de varizes nas pernas

Paciente com quadro de varizes nas pernas

Agora se você sofre com a doença em um estado mais avançado, o cirugião vascular doutor  Adjaldes afirma que "a medicina e a tecnologia evoluiram muito no tratamento das varizes. E a grande maioria dos casos podem ser tratados a nível de consultório, sem a necessidade de cirurgia. Técnicas como laser transdermico, espuma (polidocanol) e Endolaser."

Não se deixe abater pela vergonha ou pela preguiça, mexa-se! Atividade física não só ajuda a prevenir vasinhos e varizes, também melhora muito a aparência da região.

Últimas