Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ATIVIDADE FÍSICA X VARIZES

A prática de exercícios físicos como aliada na melhora da dor e do inchaço nas pernas

Como Ser Saudável|Do R7

Acredito que alguma vez na vida você já tenha escutado a seguinte afirmação: "Musculação e atividades físicas mais intensas provocam varizes".

E de onde veio essa afirmação? Muitos atletas de fisiculturismo "desfilam" com seus enormes músculos e veias aparentes e, provavelmente, é daí que vem a idéia de que musculação provoca varizes. Porém é uma ideia equivocada!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com essa doença. "Varizes são veias insuficientes que não são capazes de conduzir o sangue de volta ao coração. Essas veias costumam dilatar, ficando muito aparentes e, na maioria das vezes, surgem pela combinação de uma condição genética favorável com fatores de risco", explica o doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior que é Cirurgião Vascular e Endovascular. 

Doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior
Doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior Doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior

"Além de aparentes, as varizes podem causar dor, inchaço, formigamento, coceira, equimose e câimbras", alerta o doutor Moraes. Podendo aparecer em outras partes do corpo como costas, abdômen, pescoço e braços, a predominância da doença é mesmo nos membros inferiores. A panturrilha tem uma função extremamente importante em nosso corpo: bombear o sangue das pernas para os membros superiores, algo semelhante a função do coração. Se ocorre falta de contração dos músculos da batata da perna, o fluxo sanguíneo fica comprometido na região, além de obrigar o coração a fazer um esforço maior. 

Publicidade

Por isso a importância da prática de exercícios físicos, como enfatiza o cirurgião vascular Dr. Adjaldes: "A Atividade física está diretamente relacionada a melhora do trofismo muscular e especialmente quando nos referimos a musculatura da panturrilha, ocorre uma melhora substancial do retorno venoso dos membros inferiores pela ativação da bomba muscular da panturrilha. Atividade física é descrita na verdade como um fator de prevenção da insuficiência venosa."

Manter hábitos saudáveis também é importante, pois ajuda a evitar o surgimento de varizes. "Uma alimentão balanceada, manutenção do peso ideal, não fumar, evitar o uso de anticoncepcional hormonal e, claro, prática de eexercícios regulares, manterão o fluxo sanguíneo na região da panturrilha".

Publicidade
Paciente com quadro de varizes nas pernas
Paciente com quadro de varizes nas pernas Paciente com quadro de varizes nas pernas

Agora se você sofre com a doença em um estado mais avançado, o cirugião vascular doutor Adjaldes afirma que "a medicina e a tecnologia evoluiram muito no tratamento das varizes. E a grande maioria dos casos podem ser tratados a nível de consultório, sem a necessidade de cirurgia. Técnicas como laser transdermico, espuma (polidocanol) e Endolaser."

Não se deixe abater pela vergonha ou pela preguiça, mexa-se! Atividade física não só ajuda a prevenir vasinhos e varizes, também melhora muito a aparência da região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.