5 benefícios inesperados da atividade física

PEXELS

Em novembro de 2020, a OMS subiu para 300 minutos o tempo de atividade física semanal recomendado para combater o sedentarismo, ou seja, dobrou o tempo. Em 2010, a Organização Mundial da Saúde recomendava 150 minutos.

É fato que ter uma rotina de exercícios físicos é importante. Porém, não é fácil. A vida de adulto é repleta de compromissos e preocupações, o que afasta a maioria das pessoas da prática de atividade física.Se eu não soubesse dos inúmeros benefícios (já vou contar para vocês), eu também integraria o time daqueles que deixam pra lá! 

Caso você ande precisando de incentivo, dá uma olhada nesta lista de benefícios "secretos" que a prática de atividade física nos traz. O bacharel em Educação Física e Personal Trainer, Jones Villacrez, me contou tudinho e agora listo pra vocês:

Educador físico Jones Villacrez

Educador físico Jones Villacrez

1. Melhora o humor

Exercícios ajudam a criar endorfinas que fazem você se sentir bem quando está treinando e podem durar muito depois de terminar seu treino. Pessoas que sofrem de baixa energia ou depressão podem se beneficiar com a melhora do humor e disposição. "Você não precisa ter um personal trainer para saber que o exercício pode aumentar sua energia e humor", afirma Villacrez.

2. Estreita relações

Indivíduos que praticam atividades em grupos costumam ter uma conexão mais profunda com sua comunidade e constroem laços profissionais e pessoais mais fortes. 

3. Ajuda a diminuir o estresse.

Pessoas que sofrem de níveis crônicos de estresse ou ansiedade podem ajudar a gerenciar seu estresse com exercícios regulares.  Jones dá uma dica bem pontual: "Se você não sabe por onde começar, pode usar um aplicativo fitness ou contratar um personal trainer para ajudar a criar um programa de treinamento individualizado que ajude a combater o estresse".


4. Melhora a autoestima

Durante a prática dos exercícios físicos, ocorre o aumento dos níveis de serotonina, que é a substancia responsável pela sensação do bem-estar. O sentimento de satisfação faz com que a gente se sinta melhor. "Use seu tempo de exercício para nutrir sua alma e fornecer esse autocuidado de dentro para fora!", aconselha o personal Villacrez.


5. Melhora a qualidade do sono

Quando se estabelece uma rotina de exercícios físicos, obtém-se efeitos metabólicos que são importantes na regulação do sono.  O organismo cria o estado regulatório fisiológico para melhorar também o tempo total do sono.

"Dê a si mesmo o maior presente de todos - exercite-se - e aproveite todos os benefícios que acompanham um estilo de vida saudável e ativo!". Dica preciosa de Jones Villacrez para você começar a semana. 

Bora ser saudável?

Procure um Educador Físico habilitado que realmente se importe com você, para te ajudar nessa empreitada!

Últimas