Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

3 maneiras de como medir sua forma física sem focar no peso

Como Ser Saudável|Do R7

Já é sabido que exercício físico é uma das melhores coisas que voce pode fazer para sua saúde física e mental. Mas, muitas vezes, a única medida que as pessoas usam para avaliar seu progresso é justamente o peso; que pode gerar uma consequência emocionalmente carregada.

Tomar como base nosso peso para medir se estamos tendo bons resultados nos cuidados com a saúde não é a forma mais correto. O músculo é mais denso do que a gordura, então se você está fazendo muito treinamento de força, o número na balança pode subir conforme você se exercita mais. 

"O condicionamento físico é mais importante do que a gordura para a saúde cardiovascular e metabólica e para o risco geral de morbidade e mortalidade", disse Lee Stoner, professor assistente de fisiologia do exercício na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

Felizmente, existem métricas mais precisas que você pode usar para avaliar sua saúde e condicionamento físico. Não importa se você é um atleta profissional, um esportista de fim de semana ou um iniciante, abaixo estão dicas de especialistas para avaliar seu condicionamento físico.

Publicidade

Métricas de saúde do coração: A maneira mais fácil de avaliar isso é com sua frequência cardíaca. Uma frequência cardíaca normal em repouso para adultos saudáveis ​​é entre 60 e 80 batimentos por minuto. Já os atletas, geralmente têm uma frequência cardíaca de repouso mais baixa, às vezes caindo abaixo de 60 batimentos por minuto. Mas caso sua frequência cardíaca em repouso estiver acima de 80, recomenda-se a prática de exercícios físicos regulares.

Exercícios físicos: medir a exolução dos treinos é o melhor método. Você pode aompanhar durante 1 mês, qual progresso teve. Você pode, por exemplo, medir quantos minutos fica na posição prancha e, ao final de 30 dias, ver quanto tempo adicionou. Ou pode ir acompanhando o aumento de carga para a realização dos mesmos exercícios. Anote tudo para não perder nenhum dado e assim ter um resultado mais fiel.

Publicidade

Capacidade física: medir a capacidade dos pulmões e do coração de absorver oxigênio, distribuí-lo por todo corpo e convertê-lo em energia celular é a avalação mais precisa da saúde cardiorrespiratória e nos responde como está a nossa forma física. A avaliação mais precisa é realizada em laboratório, mas trago aqui um teste prático que pode dar um resultado bem aproximado ao alcançado através de exames laboratoriais. 

Teste da escada:

Publicidade

1- durante 3 minutos, dê 24 passos a cada minuo. 

2- Ao final, você deve medir sua frequência cardíaca. 

3- Verifique na tabela abaixo o seu resultado

Se a combinação destes 3 pontos, forem positivas, mesmo que a balança marque um aumento de peso, não se preocupe. Você ganhou saúde! E uns bond quilos de massa magra também. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.