Atualmente praticamente todos os smartphones possuem a função "contador de passos". E não é simplesmente por ser um atrativo ou algo divertido. Esse aplicativo realmente pode auxiliar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida; e no caso desse estudo recente publicado no JAMA Neurology, diminuir o risco para mortes prematuras.
Há cerca de 2 meses adquiri o hábito de acompanhar quantos passos dou diariamente e, acredite, me esforçar a completar a quantidade mínima estabelecida por mim TODOS OS DIAS, sem excessão. Eu já tinho lido algo sobre caminhar cerca de 10.000 passos por dia estar associado a uma redução na ocorrência de doenças cardiovasculares (incluindo doenças cardíacas e derrame), algus tipos de câncer e demência. Mas saber que 1/5 da quantidade pré-estabelecida já seria tão benéfico para o nosso organismo, me fez querer compartilhar correndo (desculpe o trocadilho) o resultado deste estudo!
A pesquisa envolveu cerca de 78.500 participantes, todos de meia idade ou mais velhos, que usavam um dispositivo no pulso para medir a atividade física e cuja saúde era monitorada por uma média de sete anos. Caminhar entre seis e oito quilômetros diariamente, equivalente a 10 mil passos, dependendo de cada pessoa, era uma meta de saúde e condicionamento físico.
Porém, estes novos estudos descobriram que os benefícios para a saúde também podem ser alcançados com menos passos. Veja alguns exempls:
Exemplo de relatório de contador de passos
- caminhar cerca de 9.800 passos por dia reduziu o risco de demência em cerca de 50%;
- risco de demência foi reduzido em 25% para aqueles que caminharam apenas 3.800 passos por dia;
- caminhar em ritmo mais rápido ou com mais intensidade foi associado a um menor risco de doenças cardíacas, câncer e morte precoce
E não bastasse essa lista de benefícios para a saúde, trago mais um grande benefício das caminhadas diárias: PERDA DE PESO!
E então, o que você está esperando para contar seus passos diários?!