Cuidado ao procurar parceiro em aplicativos de namoro

Empresa de segurança e privacidade online dá as dicas e precauções para ter um relacionamento amoroso mais seguro pela internet 

Cuidado com a empolgação!

Cuidado com a empolgação!

Pexels

Em pleno isolamento social, buscar companhia nos apps de relacionamento acaba sendo a opção de muita gente. Mas antes de sair dando like loucamente é bom saber que, mesmo nos contatos online, é preciso ter cuidado. Luis Corrons, da Avast, líder global em produtos de segurança e privacidade digital, dá as dicas para uma vida amorosa online mais segura.

"Há vários benefícios no relacionamento amoroso pela internet, como pré-selecionar possíveis datas enquanto se está em casa, evitar situações embaraçosas ou decepções ao se aproximar de alguém pela primeira vez e simplesmente estar conectado com um maior número de solteiros que moram na região próxima, para escolher. Mas é preciso considerar os sérios riscos dos encontros fora da web, associados ao relacionamento amoroso online e que podem ser evitados tomando certas precauções", alerta.

Antes de se inscrever


Antes de se inscrever em uma plataforma de relacionamento amoroso pela internet, é importante verificar as configurações de privacidade em todas as contas da mídia social. Assim, considere não apenas aquelas que serão usadas para conectar-se com a plataforma de relacionamento online, mas garantir que informações como cidade de origem, empregadores atuais e anteriores, escolas frequentadas e fotos sejam definidas como privadas.

Esses dados, combinados com o primeiro nome e o local (que normalmente são exigidos pelas plataformas digitais de relacionamento amoroso), podem ser usados para encontrar mais informações online e os usuários podem não querer que estranhos as saibam.

Ao se inscrever


Ao se inscrever para um relacionamento amoroso na internet, o usuário deve considerar cuidadosamente quais informações deseja incluir no seu perfil, como empregador e cargo. O usuário deve pensar: se estivesse em um bar, informaria tudo isso a todas as pessoas no bar ou apenas as compartilharia com as pessoas com quem converso?

Atenção às informações que compartilha

Atenção às informações que compartilha

Pexels

O mesmo pensamento deve ser aplicado ao decidir o que incluir em um perfil de relacionamento amoroso online. As pessoas também devem lembrar que uma imagem vale mais do que mil palavras, ou seja, as fotos podem revelar mais do que se imagina.

Portanto, os usuários devem estar atentos às fotos que planejam expor em seu perfil, para evitar revelar seus locais de encontros preferidos ou mesmo onde moram. Além disso, as pessoas devem evitar o uso de imagens que incluam seus familiares e amigos, a menos que recebam permissão
deles para usá-las nas plataformas digitais de relacionamentos amorosos.

Ao conversar com potenciais pretendentes

Os usuários que conversam com pessoas com as quais potencialmente possam ter um relacionamento amoroso na internet, devem continuar evitando revelar muitas informações antes de conhecê-las na vida real, porque nunca se pode ter certeza de quem realmente está por trás de um perfil online.

Os usuários nunca devem informar a estranhos o e-mail, o nome do primeiro animal de estimação, o nome de solteira da mãe ou a cidade onde seus pais se conheceram, pois todos esses dados podem ser respostas para perguntas de segurança usadas por portais online para verificar a identificação em caso de senhas esquecidas. Caso pessoas mal intencionadas obtenham essas informações sigilosas, poderão utilizá-las para tentar violar contas online.

Os usuários devem esperar para adicionar as pessoas com as quais se conectaram como amigos nas mídias sociais, até que se encontrem pessoalmente e também devem evitar clicar em links, especialmente para baixar um aplicativo enviado pelas pessoas que ainda não conhecem.

Dois anos atrás, a Avast descobriu o spyware, sendo espalhado por um link aparentemente inocente para baixar um aplicativo de mensagens, o Kik. Os cibercriminosos se disfarçavam de mulheres atraentes usando perfis falsos, conversando com homens e incentivando-os a migrar o bate-papo online para Kik.

Ao marcar um encontro presencial

Ao escolher um local para o primeiro encontro, os usuários devem optar por um espaço público e conhecer esse local selecionado para onde irão. Os usuários devem ainda informar para um amigo ou um membro da sua família sobre esse encontro presencial. Também devem compartilhar as informações de localização, em tempo real, via WhatsApp ou Facebook Messenger com seu amigo ou membro da família, para que fiquem de olho na localização até que o encontro termine.

Enquanto estiver no encontro presencial


Em um encontro presencial, as pessoas devem lembrar o que os seus pais provavelmente disseram quando eram crianças: nunca entre no carro com um estranho e também interrompa o encontro se sentir desconfortável.

É preciso segurança antes e durante o date

É preciso segurança antes e durante o date

Pexels

O relacionamento amoroso pela internet deve ser agradável e divertido. Essas precauções simples podem ajudar a proteger os que buscam por uma pessoa especial, tanto no universo online quanto no offline.