Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fama e Sucesso no Mundo dos Vinhos

O mundo os vinhos parece glamuroso, mas o que de fato significa ter sucesso neste difícil e competitivo mercado?

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Fama ou Sucesso no Mundo dos Vinhos?
Fama ou Sucesso no Mundo dos Vinhos? Fama ou Sucesso no Mundo dos Vinhos?

O que é o sucesso neste maravilhoso e para muita gente, glamuroso, mundo dos vinhos? Muitas vezes paro para pensar sobre este assunto e cada hora eu chego numa conclusão, pois é um mundo onde sucesso, vaidade e ego transitam numa linha muito, muito tênue. E com certeza, as linhas que escreverei abaixo não serão unanimidade, mas é como eu encaro o conceito de sucesso neste mercado, particularmente aqui no Brasil.

Quando decidi lá atrás, em 2009 me aventurar neste universo, mesmo que por hobby, jamais imaginei a montanha russa de sentimentos e sensações que viriam pela frente, principalmente depois que fiz do meu hobby, o meu trabalho em 2010. Na época, poucos blogs de vinho eram consistentes e o meu certamente não era um deles, pois eu não tinha formação nenhuma, curso nenhum, apenas paixão e curiosidade sobre o fermentado de uvas. Era apenas uma diversão, como outros também eram, e desta forma conheci muita gente e fiz bons amigos que hoje não escrevem mais. Outros seguiram este caminho e estão aí até hoje. Mas a partir de Agosto de 2010, quando oficialmente abracei o vinho como minha nova profissão, depois de abandonar meus 15 anos em grandes agências de propaganda, resolvi mergulhar nos estudos e me aprofundar e acima de tudo, me divertir, pensando claro, em como ganhar dinheiro com isso.

O que eu fui descobrindo ao longo do caminho é que no mundo do vinho tem de tudo: Curiosos que estão apenas por paixão; curiosos que pensam em um dia tornar esta paixão, um caminho de vida; curiosos que já fizeram desta paixão, a sua profissão - como eu; e tem também aqueles que começaram suas vidas já dedicadas ao vinho desde o início. E existe todo o resto, que é a grande maioria, que quer apenas beber um bom vinho e curtir o momento. E são estes últimos que movem o nosso mercado e em quem devemos focar.

Mas o universo dos vinhos ainda tem muito ego, tem muita vaidade, mas também muita simplicidade, que é algo que este mercado precisa muito. Já ouvi que eu faço parte das pessoas que tenta mostrar o vinho com simplicidade, mas já ouvi também que sou metido ou que tenho o ego inflado. Não vou entrar aqui neste mérito, porque o que me importa não é isso e muito menos, é o objetivo deste texto. Mas quis citar esta mistura de sensações e sentimentos porque é neste limiar ego-vaidade-simplicidade que muita gente se perde, pois para muitos, o sucesso está em “ser famoso”. Para outros, ganhar dinheiro é o principal drive que orienta uma carreira no vinho, pouco importando a fama. E tem aqueles que querem a fama e o dinheiro, claro. E é aí que eu acho que os conceitos se misturam e conseguimos separar o joio do trigo, ou as uvas dos cachos.

Publicidade

O que a fama traz a uma pessoa? Notoriedade, popularidade, exposição. E nos dias de hoje, isso é medido no número de seguidores ou no engajamento que uma pessoa tem no Instagram ou Tik Tok ou quantos assinantes ou views o canal tem no Youtube. No caso dos vinhos, também pode ser medido pelos rótulos caros e pontuados que a pessoa bebe e posta. E para muitos, esta popularidade infla o ego e alimenta a vaidade, o que faz muita gente se achar superior a outros. E isso pode facilmente, se virar contra ela mesma. Por isso vivo me questionando: Será que a fama é sinônimo de sucesso?

Por outro lado, se bem trabalhada, a fama conquistada, seja pelo trabalho, pelos estudos constantes que o vinho requer ou pelo carisma, pode sim trazer sucesso financeiro, pois as pessoas enxergam naquela pessoa, alguém que possa passar um conteúdo legal, que possa dar uma aula sobre um tema específico, que possa dar uma consultoria ou que ele possa ter sua imagem atrelada a alguma marca e que isso gere coisas positivas para ambos. E aí, para mim, não tem questionamento: Isso é sucesso!

Publicidade

E o último exemplo vai para aqueles que não tem exposição, não tem fama e nem popularidade, mas que desfrutam de seu sucesso com muitas oportunidades profissionais por serem claramente reconhecidos como pessoas competentes, de grande conhecimento e que fazem a diferença neste mercado. Pra mim, mais um exemplo de sucesso, desta vez não atrelado à fama.

E por isso volto à primeira linha do meu texto: O que é sucesso no mundo dos vinhos? Qual o meu, o teu, o nosso objetivo? Independente da formação de cada um e do nível de conhecimento, tenho certeza que este mercado tem lugar pra todo mundo que tenha algo para agregar. Mas também tenho uma outra certeza: O sucesso não passa necessariamente pela fama e muito menos pelo ego, pela vaidade ou pelo valor e pontuações dos vinhos que alguém bebe.

Afinal, o que é sucesso pra você?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.