Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia Mundial da Syrah: Como é esta Famosa Uva e 5 Ótimos Exemplares

Conhecida pelos vinhos que faz na região do Rhone (Fra) e na Austrália, dá pra se achar ótimos vinhos em vários países produtores.

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Uva Syrah
Uva Syrah Uva Syrah

Se você gosta de vinho, provavelmente já ouviu falar dos vinhos feitos nas famosas regiões de Chateauneuf du Pape, Cotes du Rhone ou Hermitage. Mas você sabe a partir de qual ou quais as uvas ele é feito? Na verdade. Estas são regiões que não necessariamente fazem um vinho feito 100% com uma uva específica e cada região desta, assim como outras, tem suas próprias regras com relação ao uso de uvas. Mas isso não é assunto para este texto. Voltando ao assunto da uva, a principal uva destas regiões (e outras) localizadas no Vale do Rhone (Sudeste da França) é a SYRAH, que muita gente também conhece como SHIRAZ. E hoje é comemorado o Dia Mundial dela!

A Syrah é uma uva originária da região do Rhone, mas é encontrada em muitos países, fazendo vinhos marcantes e deliciosos. Devido à sua casca mais grossa e boa concentração de taninos e compostos fenólicos extraídos durante os processos de maceração e fermentação, encontramos, em sua maioria, vinhos de médio corpo a encorpados, mas dependendo do produtor, podemos até encontrar Syrahs leves ou até mesmo em forma de vinho rosé.

É uma uva que vai muito bem se vinificada sozinha ou com outras uvas, o que chamamos de Blends.

Plantação de Syrah em Hermitage
Plantação de Syrah em Hermitage Plantação de Syrah em Hermitage

Características da Syrah

Publicidade

Na boca, normalmente seus vinhos possuem alta acidez, mas dependendo da região, se for uma região muito quente, podem apresentar acidez média. Geralmente são vinhos encorpados, especialmente em regiões mais quentes, pois vão receber mais luz solar e calor e podem dar vinhos com alto teor alcoólico e taninos bem marcados. Suas características aromáticas são marcantes, indo mais para as frutas negras e especiarias e caso passe por madeira, toques tostados, chocolate e café. Mas o que mais identifica a Syrah nos aromas e sabores, é um toque marcado de pimenta. 

A Syrah no Mundo

Publicidade

Em seu país de origem da uva, a França, ela é a terceira uva mais plantada por lá e aparece, como mencionado acima, na região do Rhone (tanto Norte como Sul), mas também em outras regiões lá por perto, como o Languedoc-Roussillon e a Provence No restante da Europa ela também é plantada, mas com bem menos destaque. Algumas regiões que podemos citar é o Alentejo e Lisboa (Portugal), Toscana e Sicília (Itália) e Catalunha e La Mancha (Espanha). Fora da Europa, o Marrocos é um país que poucos sabem, mas produz bons Syrahs.

Indo para o Novo Mundo, é inegável que a Austrália pula à frente com a fama de sues excelentes Shiraz ou Shyraz, outro nome usado por muitos em diversos países. Lá, ela reina absoluta, ocupando lugar de destaque com vinhos varietais (100% Syrah) ou em Blends, principalmente com Cabernet Sauvignon, Grenache e Mourvedre. Africa do Sul é outro país onde ela se deu muito bem. Chile, Argentina, Estados Unidos, Nova Zelandia, México e Brasil também tem alguns bons exemplares da uva.

Publicidade

Como viram, é uma uva eclética, fácil de se adaptar aos diversos tipos de solos, climas e condições e que faz vinhos de vários tipos e estilos. Portanto, uma uva que podemos sempre apostar, pois certamente algum vinho vai se encaixar com aquilo que queremos beber.

Por último, indico 5 Syrahs bacanas que gosto, de origens diferentes e distintas faixas de preço, para comemorar o Dia mundial dela!

Arboleda Syrah (Chile) - Importador: World Wine.

Azuda Syrah (Chile) - Importador: Wine & Co.

Fishing Monkey Syrah (Argentina): Importador: Winet.

La Petite Bellane (França) - Importador: Premium Wines.

Angove Shiraz (Australia) - Importador: World Wine.

5 Vinhos para Comemorar o Dia Internacional da Syrah
5 Vinhos para Comemorar o Dia Internacional da Syrah 5 Vinhos para Comemorar o Dia Internacional da Syrah

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.