Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que sentimos mais fome nos dias frios? Especialista explica

O organismo gasta mais energia quando a temperatura está baixa, o que aumenta o apetite, mas é preciso ter cuidado com excessos

Viva a Vida|Do R7

Fome aumenta nos dias frios porque o organismo gasta mais energia
Fome aumenta nos dias frios porque o organismo gasta mais energia Fome aumenta nos dias frios porque o organismo gasta mais energia

Sabe aquela sensação de que o apetite aumenta nos dias mais frios? Pois ela está correta, não é só impressão sua. A fome realmente aumenta quando a temperatura do ambiente cai e quem explica isso é o cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa, de São Paulo.

"O aumento de apetite é a maneira que o nosso corpo encontra para solicitar mais energia, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável", explica Rodrigo. "E nós respondemos a isso com a ingestão de mais alimentos que, na maioria das vezes, são mais calóricos", completa.

Rodrigo destaca o fato de que o apetite varia conforme o tipo de alimento. Isso significa que a vontade de comer alimentos crus e frios - como saladas e frutas - é bem menor se comparada ao desejo diante de um belo prato de macarrão ou um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, por exemplo. 

O especialista observa que os exageros na alimentação podem ser causados por questões hormonais. “Os excessos nesses dias mais frios e chuvosos se devem ainda à necessidade de produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Sua quantidade diminui, principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas baixas", descreve.

Rodrigo lembra ainda que, para suprir essa sensação de desconforto, muitos acabam descontando na comida. "E, com isso, podem acabar desenvolvendo doenças como hipertensão e obesidade, além de aumentar o nível de colesterol e triglicérides [principal molécula de gordura que circula pelo corpo], que elevam os riscos de problemas cardiovasculares", acrescenta ele.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.