Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que crianças e adultos são atraídos por filmes de animação?

Reportagem do R7 tenta decifrar como as formas, as cores e as mensagens nos desenhos encantam pessoas de todas as idades

Viva a Vida|Ricardo Pedro Cruz, do R7

'Encanto' foi lançado em novembro de 2021 e, desde então, é sucesso em todo o mundo
'Encanto' foi lançado em novembro de 2021 e, desde então, é sucesso em todo o mundo 'Encanto' foi lançado em novembro de 2021 e, desde então, é sucesso em todo o mundo

A animação Encanto se transformou em um dos maiores sucessos da Disney. A produção, que foi lançada nos cinemas em novembro de 2021, arrecadou mais de R$ 1,2 bilhão em todo o mundo — mesmo diante de todos os impactos provocados pela pandemia de Covid-19 na indústria do entretenimento.

Na mesma direção, a trilha sonora segue batendo recordes. O álbum com as músicas do filme ocupou, por várias semanas, o topo da lista de mais vendidos dos Estados Unidos. E, com isso, ficou ainda mais próximo do desempenho alcançado por Frozen, em 2014, quando ocupou o topo por 13 semanas não consecutivas

Não é de hoje que as animações encantam crianças e adultos. O gênero, um dos mais relevantes para a indústria cinematográfica, atrai fãs desde a primeira metade do século 20. No entanto, o que as produções têm que encantam pessoas de todas as idades? 

Imaginação

'O Rei Leão' (1994) é um dos maiores sucessos da história do cinema mundial
'O Rei Leão' (1994) é um dos maiores sucessos da história do cinema mundial 'O Rei Leão' (1994) é um dos maiores sucessos da história do cinema mundial

Mayara Simeão, de 27 anos, é uma dessas admiradoras. A jovem, que trabalha como UX writer — profissional que responde por tudo que é escrito para garantir a melhor experiência ao usuário de um produto digital —, acredita que as animações têm a capacidade de nos pôr em contato com o que não é material.

Publicidade

"Todos os filmes têm o poder de nos tirar da realidade, mas a animação permite também voltar à infância, um período onde se acreditava mais em tudo. Dá um certo conforto e tranquilidade ver animações", disse a jovem, em conversa com a reportagem. 

De acordo com o psicólogo Yuri Busin, especializado em terapia cognitiva comportamental, os desenhos têm a capacidade de trazer ao mundo real o lúdico de cada indivíduo. "A nossa mente funciona muito mais de uma forma abstrata, apesar de a gente ter mais contato com as questões concretas do dia a dia. O lúdico traz a imaginação. A gente consegue conectar pontos, entender conceitos", explica o profissional. 

Publicidade

Os conceitos

O filme 'A Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) foi o primeiro longa de animação da Disney
O filme 'A Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) foi o primeiro longa de animação da Disney O filme 'A Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) foi o primeiro longa de animação da Disney

Crianças e adultos, no entanto, compreendem as mensagens de formas diferentes. Enquanto os pequenos são atraídos pelas cores e as formas, os mais velhos conseguem decifrar os conceitos e ensinamentos de forma mais elaborada. O grau de compreensão, como explica o psicólogo, vai se transformando ao longo do processo de desenvolvimento. 

"As crianças, principalmente as mais novas, são muito atraídas pelos formatos irregulares, as cores, pelo todo que aquilo representa, porque realmente é uma forma diferente de ver o mundo. O que não quer dizer que não seja real dentro da imaginação da criança", afirma Busin. 

Publicidade

Para os mais velhos, entretanto, a mensagem acaba ganhando um peso maior. "Os adultos, por outro lado, acabam se identificando muito até mesmo por entenderem os conceitos embutidos no filme, num sentido muito claro e lúdico, então acaba atraindo bastante. E acaba tendo essa movimentação muito interessante também entre os adultos."

Felipe Lopes da Silva, de 35 anos, fã do gênero, acredita que as animações estimulam um olhar mais simples para as coisas essenciais da vida humana. "Gosto de filmes de animação pois muitas vezes, de forma despretensiosa, conversam conosco e nos fazem refletir sobre como é a nossa vida. Divertidamente, Soul e Viva são três exemplos que estimulam a meditação sobre as coisas que realmente importam." 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.