Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Já vivemos em uma ditadura e já estamos sob censura?

TSE proíbe postagens ligando Lula ao ditador nicaraguense e ao líder do PCC, bem como enquetes eleitorais nas redes sociais

Patricia Lages|Do R7

Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Você tem um perfil em uma rede social e resolve fazer uma enquete entre os seus seguidores para saber em quem irão votar. Então, você faz a seguinte postagem: "Pessoal, 13 ou 22?" Seus amigos começam a responder voluntariamente e você acha que está tudo bem, afinal de contas, você vive em uma democracia e não há censura nem regulação nas redes sociais.

Porém, para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido por Alexandre de Moraes, fazer isso em período eleitoral pode ser caracterizado como crime de desobediência. Segundo o TSE, uma enquete é qualquer "levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa".

Veja que a decisão do TSE é muito inclusiva e respeitosa com as mulheres, afinal, tem o cuidado de se dirigir à eleitora e ao eleitor, às candidatas e aos candidatos, colocando o feminino sempre à frente. O único detalhe é que o parecer exclui e desrespeita a liberdade – de todas e de todos – por conta da falta de "método científico". Mas a pergunta que fica é: qual é o método científico que embasa as previsões divulgadas pelos institutos de pesquisa que erraram feio nesta eleição, bem como em várias anteriores? Essas empresas incorreram em algum crime ou elas têm alguma liberdade que as cidadãs e os cidadãos não têm?

E o que dizer da decisão de Alexandre de Moraes de proibir a divulgação de que Marcola prefere que Lula seja presidente? Em áudio interceptado pela Polícia Federal, o líder do PCC declara seu voto em Lula, mas Moraes entende que trata-se de "fato sabidamente inverídico" e, por isso, mandou derrubar qualquer postagem que fale sobre o assunto. Será que este texto será derrubado também?

Publicidade

Mas tem mais: apesar de Lula e Daniel Ortega serem aliados há décadas, o TSE também proibiu que se publique o fato de que o ditador da Nicarágua apoia Lula para o segundo turno. Mas quem não economiza elogios a Ortega é o próprio Lula, mesmo sabendo que seu amigo persegue e prende cristãos, fecha emissoras de rádio e TV e que ganhou a eleição depois de ter mandado todos os seus adversários para a cadeia.

Será que já temos um "Ministério da Verdade" ditando o que é fake e o que é fato, e o que pode ou não ser publicado? Pior do que isso é ver a grande mídia apoiando a censura e aplaudindo decisões extremas como essas. Lamentável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.