Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: Presidente do Sri Lanka foge e renuncia cargo por e-mail

Depois de fugir para as Maldivas, Gotabaya Rajapaksa chega a Singapura e renuncia enviando email ao Parlamento

Patricia Lages|Do R7

Como defendeu o filósofo e economista francês Frédéric Bastiat em sua obra O Que Se Vê e O Que Não Se Vê, há decisões que, ainda que tomadas com a melhor das intenções, podem gerar efeitos colaterais desastrosos.

Esse foi o caso da implantação de uma política agrícola 100% orgânica no Sri Lanka, uma das motivações para os protestos violentos no país, incluindo a invasão do palácio onde o presidente Gotayaba Rajapaksa residia, culminando com sua fuga para as Maldivas em um jato militar. Rajapaksa já se encontra agora em Singapura, onde, horas atrás, renunciou ao cargo por email.

O agora ex-presidente havia proibido a importação de fertilizantes e agroquímicos, medida cujo lado que se vê é o cuidado com a saúde da população. Porém, o lado que não se vê — e que agora está evidente para que o mundo inteiro veja — foi o desabastecimento seguido do aumento estratosférico do preço dos alimentos.

Apesar de o governo ter voltado atrás, o impedimento abrupto dessas importações já havia deixado suas consequências na temporada anterior da lavoura. O país, que era autossuficiente e até exportador de arroz, teve uma queda de 40% na produção, fazendo com que um dos principais alimentos faltasse na mesa da população. Em apenas um ano, a inflação sobre os alimentos atingiu os 80%.

Publicidade
Invasão do palácio e manifestação no Sri Lanka: alimentos caríssimos depois que importação de fertilizantes foi proibida
Invasão do palácio e manifestação no Sri Lanka: alimentos caríssimos depois que importação de fertilizantes foi proibida Invasão do palácio e manifestação no Sri Lanka: alimentos caríssimos depois que importação de fertilizantes foi proibida

Dizer que a agricultura orgânica é vida e o “o agro é morte” pode ser muito bonito, mas, na prática, não se pode mudar as coisas da noite para o dia na base da canetada. Os 2 milhões de agricultores do Sri Lanka não tiveram tempo para se adaptar à medida, pois o governo não permitiu uma migração gradual.

É preciso que as políticas, ambientais ou de qualquer natureza, sejam implementadas a partir de uma análise mais profunda de seus resultados reais, e não serem decretadas com base em suas simples intenções ou para afirmar conceitos ideológicos que não param de pé.

Que o Brasil se espelhe nesse exemplo claro do que não fazer e nos livre de enfrentar consequências drásticas como essa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.