Análise: Poupar é impossível, mas gastar com as Kardashian, não!

Para não poupar dinheiro as pessoas dizem que o salário é muito baixo, mas para parecer com uma Kardashian o céu é o limite

Kris Jenner e as três filhas: Kourtney, Khloe e Kim Kardashian

Kris Jenner e as três filhas: Kourtney, Khloe e Kim Kardashian

Nina Prommer / EFE-EPA - 11.11.2019

O clã Kardashian caiu nas graças de boa parte das mulheres em praticamente todo o mundo. Mas obviamente isso não foi por acaso. Kris Jenner é mãe e empresária de um quinteto formado por Kourtney, Kim e Khloé Kardashian, além de Kendall e Kylie Jenner.

Como em toda empresa de sucesso, a diversificação da oferta de produtos tem de ser muito bem pensada para atingir o maior número de clientes possível. Para cumprir essa tarefa, cada uma das irmãs atua em um segmento de mercado específico.

Kourtney, a mais velha, ostenta em suas redes sociais um lifestyle milionário, mas quem não tem uma vida como a dela pode se consolar vestindo roupas de sua grife. Kim tem uma linha de modeladores da qual ela mesma é a modelo. Sua cintura cada vez mais fina contrastando com os quadris cada vez mais largos são naturalmente impossíveis, logo, quem não pode esculpir o corpo na ponta do bisturi que tente o efeito comprando seus modeladores. Basta combinar as cintas e espartilhos para diminuir a silhueta com peças que trazem volume em áreas estratégicas.

Já Khloé é a esportiva e, não por acaso, dona de uma grife de sportswear. Kendall é modelo e as grifes sabem que ter uma das mulheres do clã Kardashian-Jenner em um desfile é mídia na certa. Além do mais, que menina nos dias de hoje não sonha em ser modelo? Então, elas não poderiam deixar as garotas que anseiam pelas passarelas sem um ícone fashion, não é mesmo? E Kylie, a caçula de 22 anos, é encarregada de ditar a forma como as adolescentes se maquiam e, claro, os produtos mais indicados são os de sua própria linha.

Quando o assunto é empreender, um dos principais itens a ser trabalhado é a proposta de valor, ou seja, o que o seu produto oferece de diferente dos demais. Em suma: por que o cliente compraria o seu produto e não o do seu concorrente? E nisso as Kardashian Jenner são imbatíveis, afinal, existem apenas cinco delas e, considerando os diferentes segmentos em que atuam, o número se reduz ainda mais, pois só existe um exemplar de cada uma.

E é justamente isso que falta às mulheres: entender que cada uma é única e que essa individualidade é que nos diferencia dos outros sete bilhões de seres humanos, ou seja, essa é a nossa proposta de valor. Porém, ao mesmo tempo que os discursos enaltecem as diferenças, as atitudes são opostas, pois muitas gastam o que não podem para entrar em linhas de produção e serem iguais a alguém que está na moda. Esse comportamento não é novo, mas hoje em dia está tomando proporções maiores, pois grande parte das mulheres tem se endividado enquanto poucas lucram alto. Portanto, o melhor investimento é ser você, e isso em todos os sentidos.

Patricia Lages

É jornalista internacional, tendo atuado na Argentina, Inglaterra e Israel. É autora de cinco best-sellers de finanças e empreendedorismo e do blog Bolsa Blindada. Ministra cursos e palestras, tendo se apresentado no evento “Success, the only choice” na Universidade Harvard (2014). Na TV, apresenta o quadro "Economia a Dois" na Escola do Amor, Record TV. No YouTube mantém o canal "Patricia Lages - Dicas de Economia", com vídeos todas as terças e quintas.