Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: Lula não é pai dos pobres, mas da impunidade

Em discurso em Maceió, Lula revela que intercedeu junto a FHC para a libertação dos sequestradores de Abílio Diniz

Patricia Lages|Do R7

Lula intercedeu para liberar sequestradores
Lula intercedeu para liberar sequestradores Lula intercedeu para liberar sequestradores

Depois de confessar que não aguenta mais ver “jovens” sendo presos apenas por roubarem um celular e que os “meninos” fazem isso só para “conseguir um trocado”, o ex-presidiário Lula revela sua participação na libertação dos sequestradores do empresário Abílio Diniz.

Em um ato político em Maceió, capital de Alagoas, Lula usou as seguintes palavras: “Havia dez brasileiros presos. Foram presos em 1989, naquele sequestro do Abílio Diniz. Esses jovens ficaram presos por dez anos. E houve um momento em que fui conversar com o Fernando Henrique, porque eles estavam em greve de fome. Eles iriam entrar em greve seca, em que você fica sem comer e beber. Aí a morte seria certa!”.

E como se isso fosse pouco, Lula continua: “Então, fui procurar o ministro da Justiça, Renan Calheiros. Ele disse: ‘Lula, vai conversar com o Fernando Henrique, porque tenho toda a disposição para soltar o pessoal’. Falei para o FHC: ‘Fernando, você tem a chance de passar apara a História como um democrata, ou como um presidente que permitiu que dez jovens que cometeram um erro, morram na cadeira. Isso não apagará nunca.”

E, para “fechar o caixão” da dignidade, o petista foi ainda mais longe: “Fui até a cadeia pessoalmente conversar com os meninos, falei: ‘Olha, vocês vão ter que dar a palavra para mim. Terão que garantir que vão acabar com a greve de fome e vocês serão soltos.” 

Publicidade

Se já é revoltante ver a forma como o ex-presidiário se refere a bandidos, sempre minimizando seus delitos e tratando-os como “jovens” e “meninos” – ainda que pratiquem crimes hediondos como extorsão mediante sequestro –, o que sentir quando vemos sua grande compaixão por eles e “toda a disposição” de seus amigos para soltá-los?

Lula é capaz de ir às mais altas instâncias interceder por uma quadrilha, mas não está nem aí com os milhões de pobres de quem diz ser “pai”. Suas políticas de pão e circo só colaboraram para o aumento da pobreza e da dependência do Estado, tudo sob a mentira de que o PT erradicou a pobreza. Para Lula, interessa muito mais que criminosos sejam soltos (ou que nem sequer sejam presos) do que a vida de pessoas de bem que morrem todos os dias porque “meninos” resolveram “ganhar uns trocados” roubando celular ou sequestrando alguém.

A cada discurso, Lula revela suas reais intenções, tanto ao expor o que já fez, quanto ao declarar o que fará caso volte ao poder. Porém, desta vez, caso o defensor de bandidos seja eleito, ninguém poderá dizer que foi enganado. Está tudo muito claro e só não vê quem não quer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.