Análise: Deixe sua casa em ordem antes de criticar o mundo

Essa é uma das 12 regras para a vida do pensador, psicólogo e professor canadense Jordan Peterson. Você concorda?

Em seu best-seller internacional “12 regras para a vida – um antídoto contra o caos”, Jordan B. Peterson reúne conselhos milenares sob um ponto de vista ousado, didático e com embasamento científico.

Sua primeira regra é bem curiosa: “Costas eretas, ombros para trás”, que é justificada com base no comportamento das lagostas, por possuírem um processo neuroquímico similar ao nosso. É uma análise muito interessante que reforça a importância da postura e da hierarquia para a humanidade. Mas a regra que gostaria de destacar hoje é a de número 6: “Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo”.

Deixe sua casa em perfeita de antes  de criticar o mundo

Deixe sua casa em perfeita de antes de criticar o mundo

Pixabay

Com o advento da internet, pessoas comuns como eu e você ganharam voz e oportunidade de expressar suas opiniões. Porém, muita gente tem se valido disso apenas para criticar, ofender e ditar regras que, no fundo, elas mesmas não seguem.

Peterson fundamenta seu conselho discorrendo sobre Fausto, de Goethe, Caim, o primeiro homicida, Abraão, o pai dos hebreus e até mesmo o atirador de Columbine. São análises interessantes e muito bem escritas que culminam na pergunta: “você arrumou sua vida?” e ele continua: “Se a resposta for não, tente isso: comece a parar de fazer o que você sabe que é errado. Comece hoje.”

É claro que isso dá trabalho e apenas uma pequena quantidade de pessoas está interessada em arrumar a própria vida. Fácil mesmo é palpitar sobre como arrumar a vida dos outros! Mas para quem realmente deseja ser uma pessoa melhor, o autor aconselha: “Pare de agir daquela maneira específica e desprezível. Pare de dizer aquelas coisas que o tornam fraco e envergonhado. Diga apenas coisas que o tornem forte. Faça apenas as coisas das quais você possa falar com honra.”

Já imaginou se todas as pessoas agissem assim? Ninguém teria tempo de se meter nos assuntos dos outros, pois todos estariam se dedicando a melhorar a sua própria vida. Aquela pessoa que não consegue nem mesmo manter sua cozinha em ordem não teria mais coragem de criticar a forma como o patrão administra a empresa que ele construiu do nada. Alguém que não educa os próprios filhos não daria palpites na criação dos filhos do vizinho. E quem nunca realizou nada na vida não se atreveria a criticar as realizações dos outros.

Mas, em vez de pensarmos em como o mundo seria maravilhoso se todo mundo tomasse essa iniciativa, que tal seguirmos o conselho de Peterson e focarmos em manter a nossa casa – e vida – em perfeita ordem antes de qualquer coisa? Foque em fazer aquilo que está ao seu alcance, sempre da melhor forma possível, e tenha certeza de que já estará fazendo o bastante.

Patricia Lages

É jornalista internacional, tendo atuado na Argentina, Inglaterra e Israel. É autora de cinco best-sellers de finanças e empreendedorismo e do blog Bolsa Blindada. Ministra cursos e palestras, tendo se apresentado no evento “Success, the only choice” na Universidade Harvard (2014). Na TV, apresenta os quadros "Economia doméstica" no programa "Mulheres" TV Gazeta e "Economia a Dois" na Escola do Amor, Record TV. No YouTube mantém o canal "Patrícia Lages - Dicas de Economia", com vídeos todas as segundas e quartas.