Pacientes revelam 7 frases para não dizer a uma pessoa com câncer

De "pense positivo" a "essa doença é maldita", três mulheres explicam por que algumas reações à doença podem ser indelicadas para quem ouve

Reação de pessoas próximas pode ofender que passa por tratamento de cânce

Reação de pessoas próximas pode ofender que passa por tratamento de cânce

Unsplash

Receber a notícia de que enfrentará a batalha contra o câncer pode ser um dos momentos mais aterrorizantes na vida de qualquer pessoa. E é justamente por isso que muitos familiares e amigos nem sempre sabem como reagir. Neste outubro rosa, três mulheres que enfrentaram o câncer compartilham algumas das frases que devem ser evitadas. 

1. "Conheço alguém que morreu de câncer"

"Essa é a pior." diz a contadora Stephanie Ribeiro, que enfrentou o câncer de mama aos 25 anos. "Nem todo mundo tem a cabeça boa para ouvir isso. Mas até para quem tem, a última coisa que vc quer ouvir é que a doença matou alguém."

2.  "Sua mente é sua saúde"

A dona de casa Maria Zelia Lima, que sofreu uma metástase cutânea em decorrência do câncer de mama, explica que a ideia de que o câncer só acomete quem alimenta sentimentos ruins é culpabilizadora. "A doença não é minha responsabilidade."

3. "Pense positivo" 

A gerente de marketing Fernanda Horner conta que ouviu essa frase várias vezes enquanto passava pelo tratamento quimioterápico: "Ser positivo não significa demonstrar alegria o tempo todo." 

4. "Essa doença é maldita" 

"Câncer é uma doença como qualquer outra", diz Stephanie. "Chamar de maldita não ajuda em nada, só atrapalha e até ofende de leve. Se a doença é maldita e você tem a doença, parece que a pessoa está te chamando de indesejável."

5. "Tem uma terapia alternativa..."

"Falar em curas naturais mirabolantes é um porre", desabafa Fernanda. "Até parece que vou deixar de fazer a quimioterapia para comer alface."

6. "Seu cabelo está lindo curtinho. Não deixe crescer" 

Para Stephanie, as pessoas que falam sobre seu cabelo têm pouca noção de que a mudança na aparência não se trata de uma escolha. "Mesmo que esteja bonito, não é algo que você fez porque quis. Ficamos de cabelo curto quase sempre por conta do destino."

7. "É só retirar os seios e substituir por silicone

"Passar pelo processo de mastectomia é uma amputação, não um procedimento estético", explica Stephanie. "Essa parte do seu corpo perde totalmente a sensibilidade, então não é como se eu tivesse escolhido fazer uma cirurgia plástica."