Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que fazer para reverter uma harmonização facial

O cantor Lucas Lucco fez o procedimento e se arrependeu. Médica explica como resolver o problema quando não se aprova o resultado

Viva a Vida|Do R7

Lucas Lucco se arrependeu de ter feito harmonização facial
Lucas Lucco se arrependeu de ter feito harmonização facial Lucas Lucco se arrependeu de ter feito harmonização facial

O cantor Lucas Lucco, que negou ter feito harmonização facial, não só confirmou ter feito o procedimento, como se arrependeu. Em suas redes sociais, comentou que estava tentando reverter o processo por não ter gostado do resultado. Mas será que é tão simples desfazer uma harmonização facial?

Cantor Lucas Lucco se arrepende de harmonização facial: 'Não gostei'

Segundo dra. Fernanda Nichelle, médica pós-graduada em Dermatologia, nem sempre é o paciente que reconhece que está estranho, visto que nós olhamos muitas vezes no espelho e isso faz com o cérebro “acostume “com a imagem. "Geralmente, os familiares e amigos percebem que a pessoa está diferente, mas nem sempre têm coragem de comentar."

O que fazer para reverter o processo?

A reversão do procedimentos é realizada através da injeção de uma enzima, chamada Hialuronidase. Esta enzima degrada o ácido hialurônico, revertendo o resultado. O ideal é que se aplique a enzima assim que for constatado o problema. Existem sim, riscos iminentes ao procedimento, inclusive risco de “alergia”/anafilaxia que podem levar o paciente a óbito se não for corretamente manejado.

Publicidade

"Este é um procedimento que deve ser realizado por um médico treinado e capacitado para tal. Um exemplo de pessoas que tem restrição ao uso desta enzima, são aquelas que tem alegria à picada de abelha", explica a médica.

Esse tipo de produto, diz a dra. Fernanda, leva um tempo para se assimilado pelo organismo. Tem como acelerar esse processo? Não, o ácido hialurônico é um produto hidrofílico, ele “puxa” água e isto leva um tempo até total acomodação do produto e resultado final do procedimento.

Publicidade

Quais as principais queixas de quem faz harmonização?

Geralmente, o paciente está insatisfeito com alguma coisa no seu rosto, muitas vezes não sabe dizer o que é. Daí a importância de um médico capacitado para orientar este paciente, fazer uma correta diagnose e indicar o tratamento que trará um resultado satisfatório. Nem sempre está queixa vem associada ao envelhecimento, visto que cada vez mais os jovens têm buscado este procedimento.

Quais os cuidados que a pessoa deve ter antes de se submeter a uma harmonização?

Procurar um médico capacitado e atualizado. O profissional deve dominar anatomia e fisiologia do corpo humano e para o resultado ser bonito, deve ter um senso estético apurado. Na minha opinião, umas das mais importantes características de um profissional de sucesso nesta área.

Publicidade

Há muitos dentistas fazendo harmonização. Há autorização, mas é recomendado?

"Sempre que me fazem esta pergunta, eu respondo questionando: Se você tiver um problema grave em decorrência do procedimento, qual será o profissional que você precisará para ter tratar? Na minha opinião, só está habilitado para realizar um procedimento, aquele que sabe reconhecer e reverter as complicações deste procedimento, inclusive uma anafilaxia e parada cardiorrespiratória que podem ocorrer, na aplicação de hialuronidase para reverter o ácido hialurônico. Os pacientes são responsáveis pelos profissionais que escolhem."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.