O equipamento ideal para o home office

Confira dicas e sugestões para montar um espaço home office com os melhores equipamentos, de acordo com a sua atividade profissional

Reprodução

Trânsito, agenda de compromissos apertada e falta de tempo para resolver questões pessoais. Essas são as principais justificativas de quem aposta em trabalhar de casa, o conhecido home office. Mas, para realizar as atividades profissionais de dentro de casa, é preciso se preparar e organizar. Afinal, estar em casa não é sinônimo de estar desocupado.

Por isso, preparamos para você algumas dicas de como montar um espaço para home office que vai te deixar concentrado para a sua rotina de trabalho e te ajudar a organizar sua agenda. E se você precisar de uma forcinha para deixar o espaço com a sua cara, aproveite o cupom de desconto Extra para comprar equipamentos e móveis com desconto.

Home office: seu trabalho com a sua cara

Deixar seu espaço de trabalho com a sua cara é um desafio que você precisa encarar como uma atividade que faz parte do desenvolvimento da sua carreira. Antes de começar a se dedicar a uma função que possa ser realizada de seu próprio endereço residencial, você precisa montar o seu cantinho com tudo o que precisará.

Separado o espaço da casa em que você vai passar a maior parte do seu dia, confira como é a iluminação, se é reservado (para você não se distrair durante suas atividades), e se você tem a privacidade necessária para se dedicar como precisa. Além disso, certifique-se de que você se sente confortável com o lugar escolhido, ou seja, não pode ser nem muito frio, nem muito quente, para que a temperatura não atrapalhe em seu desempenho.

Agora que a parte mais difícil foi resolvida, confira um check list para montar seu espaço com o seu jeitinho:

● Escolha móveis confortáveis, como mesas e cadeiras que te deixem à vontade. Vale a pena investir nisso, pois você passará boa parte do seu dia nesse espaço.

● Tenha sempre à mão materiais que fazem parte de sua rotina de trabalho. Dicionários, réguas, fone de ouvido, compasso, livros para consulta e outros itens. Isso vai depender da atividade profissional que você exerce.

● É sempre bom ter um kit de material de escritório, como tesoura, canetas, bloquinhos para anotações e clips.

● Cuide também de você. Deixe uma garrafinha d'água e um lanchinho sempre próximos. Não é porque você está em casa que não vai se dedicar também ao seu bem-estar. O café fresquinho também pode fazer parte dessa lista.

● Pense nos equipamentos que você irá precisar para exercer sua atividade. Você precisará só de um computador ou também de outras máquinas? Certifique-se de que há espaço para tudo o que o você necessita.

Para lhe ajudar a pensar no melhor computador para o seu home office, confira quais as principais diferenças entre um desktop e um notebook na rotina de um trabalho de casa.

Desktop ou notebook: o que é melhor para home office

Reprodução



Cada tipo de trabalho home office vai exigir um tipo de equipamento diferente. Por isso, na hora de escolher entre um computador de mesa, o chamado computador desktop, ou um portátil, tipo notebook, você precisa pensar qual a finalidade de cada um. Confira uma lista de trabalhos para cada tipo de computador.

Desktop
O desktop é indicado para quem precisa de uma máquina mais robusta, com mais recursos, espaço de memória e velocidade de disco. Se você trabalha com uma das atividades abaixo, considere um modelo desktop para o seu home office:

● Desenvolvedor de sites
● Editor de vídeos
● Programador
● Arquiteto/ Projetista
● Investidor da bolsa de valores, o day trader
● Designer
● Digital Influencer

Notebook
O notebook é indicado para quem precisa de mobilidade e pode contar com um computador que não precisa de tantos recursos tecnológicos, e nem de muita memória. Pode ser usado com envio de arquivos para a nuvem e, portanto, ter pouco espaço próprio. Entretanto, não é porque o trabalho não exige uma máquina com mais velocidade e memória que você não vai optar pelo melhor notebook para seu trabalho. A qualidade do modelo escolhido faz toda a diferença na qualidade do seu trabalho.

Tenha em mente que você precisará acessá-lo com frequência e, por isso, será responsável por sua manutenção. Então, desde o início, vale a pena investir um pouco mais de dinheiro em um computador que lhe dê a segurança de não te deixar na mão com seus prazos e clientes. Veja quais as atividades que podem ser desenvolvidas com um computador do tipo notebook:

● Redator publicitário
● Advogado
● Jornalista
● Produtor de conteúdo
● Professor particular
● Consultor
● Coach
● Psicólogo

Dicas para fazer home office

Um dos principais pontos que você precisa ter em mente se optar pelo trabalho home office é trabalhar com disciplina e organização. Isso porque nos momentos em que estiver cansado, o sofá e a televisão podem ser companhias para lá de tentadoras.

Então, manter o foco na sua atividade e contar com a agenda de prazos é muito importante para que você consiga construir uma carreira tendo como endereço de trabalho sua própria casa. Por isso, as dicas abaixo podem te ajudar na hora de seguir uma rotina:

● Acorde sempre no mesmo horário, tome seu café da manhã e coloque uma roupa confortável. Nada de trabalhar de pijamas e pantufas.
● Faça pequenas pausas a cada 50 minutos de trabalho. Mas isso não significa maratonar sua série preferida. Aproveite esses momentos para organizar o cardápio do almoço, ou preparar um lanchinho.
● Tenha um planner, calendário ou agenda sempre à vista. Saber de seus prazos e atividades vai te fazer manter o foco.
● Organize seu espaço de trabalho. Não é porque ninguém vai ver que precisa ficar bagunçado. A organização do espaço ajuda também na organização da mente.

Fazer home office pode parecer fácil, mas se não houver a organização necessária, você pode acabar se perdendo. Então, aproveite as dicas e um excelente trabalho!