Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sorriso brilhante? Dentes de ouro podem contribuir com doenças bucais

Moda entre os famosos pode gerar danos irreversível se mal higienizada

Moda|Do R7(*)

Madonna apareceu nesta semana com o sorriso metalizado
Madonna apareceu nesta semana com o sorriso metalizado Madonna apareceu nesta semana com o sorriso metalizado (ALESSANDRO DI MEO/EFE)

Parece que o estilo pirata está cada vez mais em alta. Não faltam celebridades adpetas dos grillz ou blings, placas de ouro que cobrem total ou parcialmente os dentes feitas de ouro. Há ainda quem decore sua boca com brilhantes para conquistar um sorriso mais inovador. Outras, como cantora Miley Cyrus, possuem mais de uma versão do acessório e andam com eles sempre à mão.

A última a ser vista usando o "sorriso dourado" foi Madonna. A loira não perdeu a chance de aderir à moda e apostou em uma versão menos usual em que os dentes são contornados pelo metal. Se você acha que já viu isso antes, não está enganado. A prática das capas de ouro surgiram nos anos 1980 e podem ser tanto fixos ou móveis.

Segundo o presidente da Comissão de Ensino do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Dr. Emanuel Dias de Oliveira e Silva, não há nenhuma regulamentação ou estudo aprofundado sobre esse tipo de produto. O especialista alerta sobre a higienização rigorosa que seu usuário deve ter. Caso contrário, os dentes podem ficar manchados, terem prejuízos na mastigação e até danos irreversíveis para a saúde bucal graças a prolifereção de bactérias como, problemas na gengiva e cáries.

Madonna e outras celebridades apostam nos dentes de ouro

Publicidade

Rihanna posta foto com acessórios nos dentes

Alergias não são tão recorrentes, mas Dr. Emanuel afirma que a American Dental Association (Associação Dental Americana) afirma que isso acontece em alguns casos. A recomendação do CFO é que os profissionais conscientizem seus pacientes sobre o uso e os cuidados necessários para adotar o acessório. Quer adotar o estilo do peão Mateus Verdelho? A sugestão do Conselho é que você converse com cirurgião-dentista previamente a instalação de qualquer tipo de adorno na cavidade bucal.

(*) Colaborou Rebeca Tosta, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.