Por que você deve se vestir enquanto trabalha em home office

Embora o pijama pareça ser o uniforme preferido durante o isolamento, há boas razões para pensar em trocar sua calça de moletom por jeans

Trocar de roupa ajuda na produtividade

Trocar de roupa ajuda na produtividade

Reprodução/Fox News

A tentação de passar o dia inteiro de pijama para trabalhar sem sair de casa está longe de ser o ideal. A psicoterapeuta  Kathryn Smerling, em entrevista à Fox News, falou sobre a importância de se vestir todos os dias, mesmo em home office, e como isso beneficia sua saúde mental e produtividade.

"Qualquer tipo de estrutura é importante neste momento de desorganização sem precedentes", disse Smerling sobre se levantar e se vestir de manhã, como se estivesse entrando no escritório.

"É um ritual. O ritual nos ajuda a focar ”, ela disse. “Isso pode ser um ritual - você se veste, toma seu café, arruma sua cama. Isso indica que você mudou da sonolência para a eficiência real do trabalho", disse a especialista.

A tarefa simples de vestir as roupas, disse ela, ajuda a "criar um novo ambiente". "Você transformou seu estado mental de relaxamento e sonolência em um onde você está trabalhando. Você mudou o cenário. Está reestruturando a manhã e a noite. Todos nós precisamos dessa reformulação agora neste momento.”

Plantão da camisola? Como fugir do pijama no home office

A terapeuta comparou a prática a manter hábitos gerais de higiene e o efeito que ela tem no seu estado mental e foco.

"Você pensa melhor, se notar, quando toma banho - quando tem uma estrutura", disse ela. "É apenas uma das várias maneiras de se preparar mentalmente para o final de uma cena e o início de outra. É como se você estivesse em uma peça da Broadway", disse ela. "Você está mudando o cenário."

No entanto, se você está realmente apegado com o moletom largo, Smerling diz que existem outras maneiras de criar o mesmo "sentimento", de começar um novo dia sem precisar trocar de roupa. Você só precisa se separar do modo de trabalho e do modo doméstico.

"Você precisa definir essas demarcações de onde eu durmo e onde trabalho", disse ela. "Onde quer que monte seu espaço de trabalho, você tem de se preparar mentalmente para fazer a transição do sono para o trabalho."