Livro “O espírito das roupas” ganha curso online 

Obra da filósofa brasileira Gilda de Mello e Souza será objeto de aulas ministradas pelo pesquisador Brunno Almeida Maia, no Adelina Intituto 

Curso abordara questões do livro "O Espírito das roupas"

Curso abordara questões do livro "O Espírito das roupas"

Divulgação

Para dar continuidade às comemorações do Centenário de nascimento da Gilda de Mello e Souza,, a Adelina Intituto promove, em versão digital (on line) pela plataforma Zoom, o curso O instante das formas: sobre o espírito das roupas e o espírito do tempo, ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), e coordenador do projeto de pesquisa “A Literatura e a Moda”.

A atividade, que acontece entre os dias 24 de setembro a 19 de outubro de 2020, sempre às segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h, vai analisar os principais conceitos literários, filosóficos, sociológicos e históricos presentes no livro “O espírito das roupas: a moda no século dezenove” (Companhia das Letras, 2018). O curso tem inscrições abertas até o dia 23/09, pelo www.adelina.org.br.

Importante teórica de Moda brasileira, a filósofa e ensaista Gilda de Mello e Souza (1919-2005), marcou a geração intelectual paulistana dos anos 50 ao defender, no Departamento de Filosofia da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), a sua tese de doutorado “A moda no século XIX: Ensaio de sociologia estética”. O refinado trabalho publicado em livro nos anos 80 sob o título de “O espírito das roupas: a moda no século dezenove” (Companhia das Letras, 1987), entrelaça a relação entre a literatura, as artes e a Moda nos séculos XIX e XX.

Adotado como principal referência bibliográfica nos cursos de design, têxtil, sociologia, história e filosofia das principais universidades e faculdades do país, a obra  é considerada, entre os pesquisadores, profissionais, artistas de Moda, e literatos, como a inauguração do pensamento de Moda no Brasil. 

Curso será ministrado por Brunno Almeida Maia

Curso será ministrado por Brunno Almeida Maia

Divulgação

"A convite da Adelina  Instituto, ministrarei um curso inteiramente inédito dedicado à filósofa e professora brasileira Gilda de Mello e Souza, a partir da sua obra, com foco no livro “O espírito das roupas: a moda no século dezenove” (Companhia das Letras, 1987). A obra é uma grande referência bibliográfica, ao abordar a relação entre a Moda e a literatura, para estudantes, pesquisadores e profissionais de Moda e Ciências humanas", diz Almeida Maia.

A ideia do curso, explica o professor, é transitar, com profundidade, pelos capítulos do livro, num diálogo entre a teoria e história da Moda, a literatura dos séculos XIX e XX, as artes, a filosofia e a sociologia, em temas como os diálogos entre a Moda e a literatura, a partir dos escritores Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Marcel Proust, entre outros, a concepção gildeana de “Filosofia do Instante” nas Formas da Moda,  a defesa da Moda como Arte, o antagonismo entre as identidades e expressões de gêneros, a criação de uma cultura feminina, e a sua relação com as vestimentas, a luta de classes e a Moda no século XIX, e, por último, o conceito da Moda como “caligrafia dos gestos”, durante a constituição da personalidade aparente.